Detido terceiro jornalista do tablóide News of The World

Foto
Rooney diz ter sido escutado

É o terceiro jornalista britânico preso numa semana. Ontem, James Weatherup, do jornal News of The World, foi detido no âmbito da investigação do escândalo sobre escutas telefónicas que estalou em 2007 no Reino Unido.

O escândalo rebentou no início desse ano, quando o jornalista que escrevia sobre a família real e Glenn Mulcaire, o detective privado do jornal, foram detidos por interceptarem mensagens de voz nos telemóveis de membros da família real. Mais tarde, um ex-jornalista confessou que o uso de escutas ilegais era uma prática do jornal e Mulcaire declarou em tribunal que Ian Edmondson, membro da direcção, o tinha mandado fazer as escutas.

Ian Edmondson foi demitido na altura e acabou por ser preso, na quar- ta-feira, juntamente com Neville Thurlbeck, outro jornalista do mesmo jornal, ambos acusados de conspirarem para interceptar mensagens telefónicas de celebridades e outras figuras públicas.

Ontem foi a vez de Weatherup, um dos mais importantes e conceituados jornalistas do tablóide britânico, ser detido pela Scotland Yard.

Weatherup foi editor durante 18 meses, entre 2004 e 2005, e fazia parte do círculo de jornalistas que trabalhavam com o na altura director Andy Coulson, que depois se tornou conselheiro de imprensa do primeiro-ministro britânico David Cameron. Coulson demitiu-se no final de Janeiro, não querendo atingir o chefe do Governo com o escândalo em que se via envolvido.

Desde membros da família real, até políticos, celebridades e estrelas do desporto, como o jogador Wayne Rooney ou a actriz Sienna Miller, acusam o News of The World de ter posto sob escuta o seu telefone e a Scotland Yard já adiantou que as buscas irão continuar, e serão mais persistentes, já que o jornal não estará a cooperar inteiramente com a investigação.

Sugerir correcção