Competições europeias

Final da Liga Europa vai ter pelo menos uma equipa portuguesa

O Sp. Braga é a grande surpresa da prova
Foto
O Sp. Braga é a grande surpresa da prova Miguel Vidal/Reuters

Seis anos depois da final da Taça UEFA disputada pelo Sporting (em 2004-05), o futebol português vai voltar a marcar presença no jogo decisivo de uma competição europeia. FC Porto, Benfica e Sporting de Braga eliminaram os respectivos adversários e seguem em frente na Liga Europa, garantindo ao futebol português uma representação de 75 por cento nas meias-finais da competição. O “outsider” é o Villarreal, que eliminou o Twente.

Em Moscovo, o FC Porto voltou a golear o Spartak, desta feita por 5-2, e confirmou a passagem às meias-finais. À semelhança do que tinha feito no jogo da primeira mão (5-1), a equipa de André Villas-Boas voltou a marcar cinco golos (Hulk, Cristian Rodríguez, Guarín, Falcao e Ruben Micael) à formação russa. Os “dragões” têm um adversário espanhol nas meias-finais: será o Villarreal, que afastou os holandeses do Twente.

Apesar de um mau início, o Benfica empatou 2-2 na Holanda com o PSV e segue para as meias-finais da Liga Europa, 17 anos depois da última meia-final europeia. Os “encarnados” – que ganharam 4-1 na primeira mão – perdiam 0-2 aos 25 minutos, mas conseguiram restabelecer o empate (golos de Luisão e Cardozo, de grande penalidade) e garantiram a passagem à próxima fase. A equipa de Jorge Jesus terá como adversário nas meias-finais o Sporting de Braga, o que garante a presença de uma equipa portuguesa na final de Dublin.

O Sporting de Braga empatou sem golos com o Dínamo de Kiev mas carimbou a passagem às meias-finais da Liga Europa. A equipa de Domingos Paciência valeu-se do golo marcado fora na partida da primeira mão (1-1 em Kiev) para conseguir a estreia absoluta numa meia-final europeia. Os minhotos jogaram em inferioridade numérica desde os 29’ mas resistiram ao adversário e seguem em frente, tendo como adversário o Benfica nas meias-finais da Liga Europa.

Face aos resultados dos emblemas nacionais, Portugal juntou-se à Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália no lote de países que conseguiram colocar, na mesma época, três equipas nas meias-finais de uma competição europeia. Proeza maior só a da Alemanha, ainda como RFA, que monopolizou as “meias” da Taça UEFA em 1979-80, por intermédio de Eintracht Frankfurt (vencedor), Borussia Mönchengladbach (finalista), Bayern Munique e Estugarda.

Meias-finais da Liga EuropaPrimeira mão, 28 de Abril

Benfica – Sporting de Braga


FC Porto – Villarreal


Segunda mão, 5 de Maio

Sporting de Braga – Benfica


Villarreal – FC Porto


Notícia actualizada às 22h39