Torne-se perito

Porto Canalserá controlado pelo FC Porto a partir de Julho

O FC Porto vai ser proprietário a 100 por cento do Porto Canal, que vai controlar a partir de 1 de Julho, e prevê um orçamento anual de cinco milhões de euros para a estação de televisão. Apesar de ficar detentor da totalidade do capital, a instituição "azul e branca" afirma que não imitirá em absoluto a orientação habitual associada aos canais de clubes e manterá o cariz generalista do canal presente nas principais plataformas da televisão por cabo.

"Entendeu-se que a ligação exclusiva ao clube, como acontece por exemplo com a Benfica TV ou com outros casos, não alarga a base associativa e de apoiantes. Os canais de clubes geralmente são menos populares e seguidos só pelos adeptos mais fundamentalistas", referiu ao PÚBLICO Luís Paixão Martins, consultor do FC Porto para este projecto, que será o braço mais visível do plano multimédia mais abrangente que os "dragões" têm em mente. "Continuará a ter a mesma identidade. Será um canal inspirado pelo FC Porto e não do FC Porto", acrescentou, destacando o "âmbito regional" da estação.

O FC Porto - o clube, não a SAD - chegou a um princípio de acordo no início do mês com a Mediapro, empresa fundada em Barcelona, para a aquisição do canal, embora nenhuma das partes revele o valor do negócio. O que se sabe é que os "dragões" estimam um orçamento de cinco milhões de euros por ano para a cadeia de televisão, bem superior ao actual, segundo Luís Paixão Martins, o que permitirá um reforço dos meios. "Mas não vai haver financiamento do Porto Canal, que será auto-suficiente", esclarece o consultor. No contrato, no entanto, o emblema liderado por Pinto da Costa incluiu uma ressalva que lhe permite desistir do negócio num prazo de até 90 dias.

Além do acompanhamento diário da vida do clube, o Porto Canal apostará na transmissão de jogos das várias equipas portistas, destacando-se os dos escalões seniores das outras modalidades (basquetebol, andebol e hóquei em patins) e os particulares da equipa principal de futebol.

Juan Figueroa, director-geral do Porto Canal, escusou-se a entrar em detalhes acerca de um processo que ainda está a decorrer, mas revelou grande agrado com o acordo. "Sinto uma enorme satisfação por uma instituição como o FC Porto considerar o Porto Canal um projecto interessante para se associar."

Sugerir correcção