PSD pode subir IVA para não penalizar pensões

Foto
Miguel Relvas não desmente uma eventual subida de IVA Nuno Ferreira Santos (arquivo)

O PSD não afasta a possibilidade de uma nova subida do IVA, que poderá aumentar para 24 ou 25 por cento para evitar o congelamento das pensões mais baixas e o corte nas mais elevadas.

A notícia da intenção do PSD de subir o IVA para não penalizar as pensões foi avançada hoje pelo diário Correio da Manhã, que não revelou a sua fonte.

Aquele jornal diz que esta é uma das diferenças entre as opções do PS e do PSD para reequilibrar as contas públicas, e não foi desmentido pelo secretário-geral do PSD, Miguel Relvas.

Confrontado com a informação sobre a perspectiva de aumento do IVA pelo PSD se formar Governo, aquele responsável social-democrata disse, em declarações à rádio TSF, que “o líder do PSD já admitiu que a construção de um projecto de esperança implica sacrifícios, mas que esses sacrifícios têm de ser mais bem distribuídos, e é essa a perspectiva que está em cima da mesa”.

Questionado sobre se isso era um desmentido, disse que “não”, e reforçou a ideia: “O que está em cima da mesa é criarmos condições para que os sacrifícios que são pedidos não sejam feitos de uma forma injusta e portanto a possibilidade de podermos criar condições de irmos a outros sectores da sociedade com maior peso e com maior capacidade”.

Questionado pela TSF sobre se isto era um desmentido, Relvas disse que “não”. Está “tudo em aberto. A grande diferença é que o PSD está a construir um projecto alternativo e está a construir um projecto eleitoral que marque a diferença”, rematou.

O Correio disse também que Passos Coelho pretende que um eventual Governo chefiado pelo PSD não tenha mais de dez ou onze ministérios, fundindo a Justiça com a Administração Interna.

Sugerir correcção
Comentar