Humberto Rosa junta-se a voluntários na iniciativa Limpar Portugal

Foto
A iniciativa Limpar Portugal decorre pelo segundo ano Adriano Miranda (arquivo)

De luvas arregaçadas, saco de lixo na mão e boné na cabeça, Humberto Rosa passou despercebido entre as cerca de 30 pessoas que hoje se reuniram na Praia do Abano, concelho de Cascais.

Jovens, crianças e adultos, todos estavam concentrados num único objectivo: recolher o máximo de lixo possível, por vezes difícil de ser encontrado no meio das pedras que escondem o areal.

Para o secretário de Estado, a iniciativa que hoje se realiza por todo o país e pelo segundo ano consecutivo, representa uma “mudança de paradigma da maior importância”, já que, disse, demonstra a forma como os portugueses têm “capacidade de mobilização e participação cívica quando são estimulados”.

“Este ano, não havendo uma organização mais centralizada, acho que estes vários casos que surgem espontaneamente por iniciativa de cidadãos, organizações, câmaras municipais ou parques naturais, têm o mesmo mérito de continuar a iniciativa”, acrescentou.

Humberto Rosa disse ainda ter feito questão de participar na acção desenvolvida pela Câmara de Cascais, motivado pela colaboração entre municípios e áreas protegidas.

“Sendo aqui à beira-mar e havendo um enfoque na recolha de plástico, temos hoje no mundo todo os oceanos cheios de plástico. As praias, não há nenhuma onde o plástico não surja, o que demonstra como é um produto que temos de tratar de forma cuidada porque a Natureza não se desembaraça dele, cabe-nos a nós ir lá buscá-lo”, concluiu.

Também o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, esteve presente no início da acção, onde sublinhou a importância de participar em acções de protecção do ambiente.

“Através destas iniciativas temos uma capacidade de sensibilização cada vez maior no sentido de não sujarem, o primeiro grande objectivo. Por outro lado, queremos alertá-los para que possam aderir a estas causas e corrigir aquilo que outros ainda não perceberam de que não é próprio do homem ter um conjunto de práticas que estragam e prejudicam o ambiente”, sustentou o autarca.

Vários voluntários vão hoje ajudar a “Limpar Portugal” em diversos pontos do país. Em Cascais, decorrem durante todo dia três ações em simultâneo, na Praia do Abano, Pisão de Cima e Barragem do Rio Mula.

O projecto Limpar Portugal, inspirado numa iniciativa realizada na Estónia em 2008, reuniu em Março do ano passado 100 mil voluntários na recolha de lixo em florestas e outros espaços públicos, tendo levado à remoção de mais de 70 mil toneladas de resíduos.