Preços da gasolina e gasóleo mais de dez por cento acima dos valores do ano passado

Foto
Nélson Garrido/ arquivo

Os preços dos combustíveis para transporte voltaram a subir na madrugada de hoje nas gasolineiras, reflectindo a subida recente do preço do petróleo. O Governo prepara um conjunto de medidas para atenuar esta tendência.

A Galp passou a vender o gasóleo a 1,46 euros por litro, a gasolina de 95 octanas a 1,59 euros e a de 98 octanas a 1,67 euros. Em relação aos valores médios do ano passado, estes valores representam uma subida de 11,4 por cento no caso da gasolina e de 12 por cento para o gasóleo, segundo números da Direcção-Geral da Energia.

O Governo está entretanto a preparar um conjunto de medidas com o objectivo de minorar os aumentos que se perspectivam para os combustíveis, de acordo com Diário Económico de hoje. Uma das ideias será aumentar as deduções fiscais em base de IRC para as transportadoras, adianta o mesmo jornal.

O preço do petróleo subiu acentuadamente desde o início da instabilidade social e política no Norte de África e Próximo Oriente, tendo hoje petróleo Brent do mar do Norte (a referência para Portugal) atingido hoje 117,34 dólares por barril em Londres, mais 1,37 dólares do que no fecho de sexta-feira, quando o preço da gasolina refinada estabeleceu um novo máximo de dois anos e meio.

Os preços do petróleo têm oscilado desde o início da instabilidade no mundo árabe, tendo inclusive chegado a 120 dólares por barril. Entretanto recuou, mas nos últimos dias o receio das consequências da guerra civil na Líbia tem justificado novas subidas nos últimos dias.

Sugerir correcção
Comentar