Financiamento do BCE à banca portuguesa no valor mais alto desde Agosto

Foto
Dependência da banca portuguesa junto do financiamento do BCE já não era tão elevada desde Agosto Alex Grimm/Reuters

O financiamento dos bancos em Portugal junto do Banco Central Europeu (BCE) voltou a aumentar em Fevereiro, atingindo os 41.078 milhões de euros, o seu maior nível desde máximos de Agosto.

De acordo com os números do Banco de Portugal, os bancos residentes em Portugal tinham 41.078 milhões de euros em financiamento junto do BCE no final de Fevereiro, mais 70 milhões que o registado em Janeiro (41.008 milhões de euros).

A dependência da banca portuguesa junto do financiamento do Banco Central Europeu já não era tão elevada desde Agosto quando atingiu níveis historicamente altos.

Em Agosto de 2010, a banca tinha créditos junto do BCE na ordem dos 49.124 milhões de euros, depois de em Julho desse mesmo ano ter atingido os 48.834 milhões de euros, juntando os mecanismos de cedência de liquidez que o Banco Central Europeu disponibiliza aos bancos europeus.

O valor atingido em Fevereiro representa também o terceiro aumento consecutivo em contas de final de mês, depois de ter reduzido bruscamente entre final de Outubro e de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar