Vulcão no Havai entra em erupção e lança lava a 20 metros de altura

Foto
Na vertente oriental do Kilauea abriu-se uma fissura com 490 metros de extensão Foto: USGS

O vulcão Kilauea, na maior ilha do Havai, no oceano Pacífico, entrou ontem em erupção e está a lançar lava a 20 metros de altura. Os cientistas estão a acompanhar o fenómeno mas não há casas em perigo.

Anteontem, o chão de uma das crateras do vulcão, Pu'u 'O'o, colapsou e abateu pelo menos 115 metros. O fenómeno foi seguido por 150 pequenos sismos, todos confinados à área vulcânica. Depois, abriu-se uma fissura com 490 metros de extensão na vertente oriental do Kilauea, montanha com 1247 metros de altitude, informou o USGS (Centro Geológico dos Estados Unidos). Essa fissura continua a lançar lava e fumo.

Além disso, outra cratera, a Napau, também entrou em erupção.

A erupção está a acontecer numa região remota da ilha, no Parque nacional dos Vulcões do Havai. A área protegida foi encerrada devido à actividade vulcânica. Não há casas ameaçadas nem pessoas feridas.

O Kilauea tem estado em erupção constante durante os últimos 28 anos. Mas a geóloga Janet Babb, do USGS, afirmou que a actividade deste fim-de-semana indica “novos episódios desconhecidos”.

Sugerir correcção
Comentar