Torne-se perito

Nuno Santos é o nome escolhido pela RTP para a direcção de informação

Foto
Nuno Santos integrou a equipa fundadora da SIC, em 1992 daniel rocha

Actual director de programas da SIC saiu da RTP em 2007, deixando o canal em segundo nas audiências

Nuno Santos, actual director de programas da SIC, é o nome escolhido pela RTP para a direcção de informação, depois da saída de José Alberto Carvalho para a TVI. O PÚBLICO confirmou que o convite foi já feito, mas que ainda não foi aceite oficialmente.

Depois da saída de José Alberto Carvalho e de Judite de Sousa da RTP, a estação pública ponderou várias hipóteses para a substituição no cargo. Entre os nomes contactados estão o de Luís Marinho, actual administrador e ex-director de informação, ou José Fragoso, o actual director de programas, a quem foi apresentada a hipótese de ficar com o cargo de director-geral, com programação e informação debaixo da sua alçada. Mas nenhuma das hipóteses acabou por se concretizar.

Nuno Santos, que integrou a equipa fundadora da SIC, em 1992, fez grande parte do seu percurso como jornalista e chegou a director de informação da SIC Notícias. Saiu do canal de Carnaxide em 2001.

Pouco depois entrou na RTP, onde esteve cinco anos na direcção de programas e conseguiu colocar o canal público em segundo lugar, atrás da TVI, lugar onde se tem mantido até hoje. No último ano em que esteve na RTP, Nuno Santos foi o responsável pela introdução na grelha do canal público de programas como Conta-me, ou os documentários A Guerra, de Joaquim Furtado, e Portugal, Um Retrato Social, de António Barreto e Joana Pontes. A sua gestão da programação na RTP foi elogiada.

Saiu em Dezembro de 2007 para aceitar um convite da SIC para a mesma área, substituindo Francisco Penim. E o seu objectivo em Carnaxide, terceiro canal generalista em audiências, era conquistar a liderança à TVI, algo que, segundo frisou recentemente, era um trabalho para começar a dar frutos este ano, com apostas do canal em formatos de sucesso internacional como Portugal Tem Talento - já estreado e líder de audiências no horário nobre de domingo - e Peso Certo (versão nacional de Biggest Loser), que se estreará em Maio.

A seu lado na direcção de programas da SIC, Nuno Santos conta desde Janeiro com Júlia Pinheiro, que deixou a TVI ao fim de oito anos e se assumiu como a principal contratação da estação de Carnaxide para este ano. Caberá a Júlia Pinheiro a apresentação de Peso Certo e também a apresentação do novo formato de programa diário matinal, Querida Júlia, que se estreia já no próximo dia 14.

Esperado é também o regresso de Manuela Moura Guedes à televisão pela mão da SIC, num formato de informação sobre o qual a estação não tem revelado muito e que ainda não tem estreia marcada.

No comunicado de despedida, em 2007, quando saiu da RTP, Nuno Santos escrevia: "Até hoje nunca falhei um projecto e trabalho sempre para manter esse crédito. Evocando Pessoa, o meu poeta de eleição: "Tenho em mim todos os sonhos do mundo.""

Contactada sobre o convite a Nuno Santos, a RTP não quis prestar qualquer esclarecimento.

Sugerir correcção