Francis Obikwelu sagra-se campeão da Europa nos 60m

Foto
Regis Duvignau/Reuters

Francis Obikwelu superou todas as expectativas na final dos 60m, em Paris, ao bater Dwain Chambers e Christophe Lemaître na luta pelo título, nos Europeus de pista coberta.

O velocista português terminou a prova em 6,53s e bateu o recorde nacional da distância, estabelecendo a melhor marca de 2011 nos 60m. No segundo lugar ficou o britânico Dwain Chambers, com 6,54s, e na última posição do pódio ficou o francês Lemaître, com 6,58s.

No apuramento para a final, Obikwelu já tinha deixado bons indicadores, ao cumprir a prova em 6,61s, bem abaixo da marca que conseguira dias antes, em Pombal. Mas Lemaître, até mais do que Chambers, partia com algum favoritismo, uma vez que tinha registado 6,55m na meia-final.

No momento decisivo, porém, o velocista português, agora treinado por João Ganço, voltou ao seu melhor nível e fixou o novo máximo nacional nos 60m, com 6,53m. Obikwelu supera assim o terceiro lugar obtido nos Mundiais de pista coberta de Valência, em 2008, quando foi terceiro classificado com 6,66s.

Sugerir correcção
Comentar