Wen Jiabao promete mais cinco anos de forte crescimento na China

Foto
Wen Jiabao hoje no parlamento chinês REUTERS/Jason Lee

O primeiro-ministro chinês está preocupado com a ameaça da inflação, mas garante que a segunda maior economia mundial vai continuar a crescer a um ritmo elevado durante pelo menos os próximos cinco anos.

No discurso realizado ontem no parlamento - na versão chinesa do "Estado da Nação", Wen Jiabao traçou os seus planos de política económica para os próximos cinco anos. No curto prazo, a grande prioridade irá estar no controlo da inflação. "Recentemente, os preços cresceram bastante rápido e as expectativas de inflação subiram. Este é um problema para o bem-estar da população e afecta a estabilidade social. Devemos, por isso, fazer do controlo do nével geral de preços a nossa grande prioridade", afirmou.

Recentemente, as autoridades chinesas começaram a tomar medidas, como a subida das taxas de juro e valorização da divisa, que permitam uma desaceleração da inflação.

Ainda assim, o primeiro ministro chinês confia que controlar a inflação não impeça a manutenção de um ritmo de crescimento forte. "Há uma enorme procura potencial no mercado, a oferta de fundos é ampla e o nível educacional e ciêntifico da população está a crescer", lembrou Wen Jiabao, justificando desse modo a sua previsão de uma continuação nos próximos anos de um ritmo de crescimento elevado que já permitiu à economia chinesa, em 2010, ultrapassar o Japão na lista das maiores economias do Mundo.

Sugerir correcção
Comentar