Três crias de tigre-branco nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa

Foto
Agora, o Zoo tem cinco tigres-brancos Foto: Carlos Pedroso

Há pouco mais de uma centena de tigres-brancos no planeta e o Jardim Zoológico de Lisboa passou a ter cinco. O nascimento de três crias – duas fêmeas e um macho – desta variante genética de tigre que só existe em cativeiro foi agora anunciado em comunicado.

São filhos de Cristal e Tipex, o casal residente do zoo de Lisboa. Os tigres-brancos parecem albinos, mas não são. A sua aparência – pelagem branca com riscas castanhas, olhos azuis e nariz rosado – só se manifesta quando ambos os progenitores são portadores de um gene recessivo.

Por se tornarem muito visíveis na natureza, os tigres-brancos sempre tiveram dificuldades para caçar de emboscada e acabaram por se tornar alvos fáceis para os caçadores furtivos. Por isso, extinguiram-se na Natureza. A sua conservação depende, por isso, dos esforços de reprodução em cativeiro.

E essa é uma área em que o zoo de Lisboa tem mostrado serviço: segundo informação disponibilizada em comunicado, nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa, em 2010, 113 animais de 47 espécies diferentes. Para celebrar o nascimento das três crias de tigre-branco, o zoo lançou um passatempo infantil. As crianças terão de escrever uma história original e criativa sobre os três novos “peluches” e enviar o texto para promocao@zoolisboa.pt.

Sugerir correcção
Comentar