Christoph König renova com a Orquestra Sinfónica do Porto

Foto
Foto: Adriano Miranda/arquivo

O alemão Christoph König vai continuar a ser o maestro director da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (OSPCM) no triénio 2012-14. A renovação do contrato com o director foi hoje anunciada pela direcção da Casa da Música e apresentada como uma decisão que garante “a continuidade do trabalho de qualidade” que König vem fazendo no Porto.

“No Porto e na Casa da Música, sinto-me em casa. E sinto que há condições para fazer um trabalho estável com a Orquestra, fazendo-a progredir artisticamente”, disse o maestro num encontro com jornalistas, comentando a sua decisão de manter-se à frente da OSPCM.

A dirigir a Orquestra portuense desde Setembro de 2008 – depois de ter conduzido a formação em vários concertos no ano anterior –, Christoph König dirigiu já 39 espectáculos entre o Porto e Lisboa, mas também no Algarve e nos Açores. Até final do ano, completado o seu primeiro triénio em Portugal, contabilizará 57 concertos.

Em Setembro do ano passado, König dirigiu a OSPCM num muito aclamado espectáculo no prestigiado Konzerthaus de Viena, no lançamento de um programa de internacionalização da orquestra, que terá continuidade este ano, com deslocações já agendadas a Espanha e ao Benelux.

Em paralelo com o seu trabalho no Porto, König é, desde Setembro de 2010, director musical da orquestra de câmara Solistes Européens Luxembourg. Simultaneamente tem dirigido, como maestro convidado, várias formações em todo o mundo, como a Orquestra Filarmónica Holandesa, a Sinfónica e Coro da RTVE de Madrid, a Filarmónica da BBC ou a Orquestra de Câmara Escocesa.

Nascido em Dresden, König vive actualmente entre o Porto, Paris e Viena.

Sugerir correcção
Comentar