Emirado de Abu Dhabi torna-se dono da petrolífera espanhola Cepsa

Foto
O IPIC é alimentado pelos rendimentos do petróleo do emirado Kevin Coombs/Reuters

O IPIC, fundo soberano do emirado de Abu Dabi, vai lançar uma oferta pública de aquisição sobre a Cepsa para assegurar o controlo de 100 por cento da empresa espanhola.

O anúncio desta operação, que será lançada no próximo mês a 28 euros por acção, está ligado a um acordo preliminar do IPIC (International Petroleum Investiment Company) com a Total para a compra dos 48 por cento que este grupo francês detém na Cepsa.

O negócio de aquisição à Total está avaliado em 3,7 mil milhões de euros e irá permitir à IPIC passar a controlar a empresa, onde já é dona neste momento de 47 por cento do capital.

Segundo um comunicado enviado pela IPIC ao regulador do mercado em Espanha, o acordo assinado com a Total faz com que pelo menos 92,2 por cento das acções da Cepsa passem para as mãos deste fundo. .

O IPIC, mandatado para investir em negócios petrolíferos fora de Abu Dhabi (que faz parte dos Emirados Árabes Unidos), tem actualmente quatro representantes entre os 13 administradores que estão à frente da petrolífera espanhola, liderada por Santiago Bergareche.

Em Portugal, é o quinto maior accionista da EDP, com uma participação de 4,06 por cento, e um seu representante tem assento no Conselho Geral e de Supervisão da empresa.

Esta estratégia do IPIC é pouco vulgar entre os fundos soberanos que, normalmente, se limitam a deter participações financeiras, sem assumir o controlo accionista e a gestão das empresas onde estão presentes.

Nuno Fernandes, professor de finanças na escola de gestão suíça IMD, e autor de um estudo sobre fundos soberanos, explica que o IPIC, “ao contrário da maioria dos fundos soberanos, tem recentemente vindo a adquirir grandes posições em empresas petrolíferas. Em especial, nota-se uma tendência para adquirirem os activos do chamado downstream, isto é, refinação e redes comerciais de venda de produtos petrolíferos e seus derivados”.

Ao apostar no sector energético fora da sua região, o IPIC “visa obter sinergias entre as actividades de exploração dos Emirados, e a subsequente refinação e venda de retalho”. Ao mesmo tempo, explica Nuno Fernandes, o fundo “ garante um mercado para o petróleo extraído nos Emirados”, e reforça de forma substancial a sua capacidade de refinação. Recentemente, recorda este professor e investigador, o IPIC já tinha adquirido uma participação importante em grandes distribuidoras no Japão, Áustria e Canadá.

Já a Total irá ganhar mais capacidade financeira para investir na exploração e prospecção de novos poços de petróleo.

As acções da Cepsa, que está presente no mercado português, chegaram hoje a ser suspensas antes da abertura da bolsa de Madrid, mas retomaram a negociação ao final da manhã, em alta de 24,5 por cento e ajustando o valor à oferta já anunciada para a OPA.

Notícia actualizada às 18H45


Sugerir correcção
Comentar