Meteorologia prevê ondas que podem chegar aos sete metros

Foto
A barra do Douro é uma das sete encerradas por causa da agitação marítima Foto: Paulo Pimenta

Nestes quatro distritos, as ondas de Oeste terão entre os cinco e os seis metros, podendo aumentar até aos 7,5 metros. Segundo o Instituto de Meteorologia, o aviso laranja – que significa “situação meteorológica de risco moderado a elevado” - deverá manter-se até quinta-feira.

O arquipélago da Madeira tem aviso amarelo até amanhã à tarde. Na costa Norte as ondas de noroeste terão 4,5 a 5,5 metros.

De acordo com o site da Marinha, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto por causa do estado do mar. As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão condicionadas, estando fechadas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil lançou alerta amarelo para todo o país, em vigor até amanhã às 20h00, devido à agitação marítima, precipitação e vento forte e queda de neve. Este alerta implica a “previsibilidade de ocorrência de fenómenos que não sendo invulgares podem representar um dano potencial para pessoas e bens”.

Sugerir correcção
Comentar