Música de câmara em circulação nacional

Foto
Duo Contracello dr

Estreia mundial para nove obras de sete compositores portugueses

O Festival CriaSons, um projecto que aposta na descentralização da música de câmara e na divulgação da criação musical portuguesa contemporânea, entra esta semana numa nova etapa, com dois concertos do Duo Contracello no Café do Teatro de Viana do Castelo (hoje, às 21h30) e no Museu Municipal da Póvoa de Varzim (amanhã, às 21h30). Com início no passado mês de Novembro, a iniciativa percorre seis cidades portuguesas (Lisboa, Évora, Pombal e Funchal, além das já referidas), proporcionando a estreia mundial de nove obras inéditas de sete compositores portugueses, em dez concertos de entrada livre, que visam aproximar a música erudita do grande público.

Primeiras audições

Constituído pelo violoncelista Miguel Rocha e pelo contrabaixista Adriano Aguiar, o Duo Contracello foi fundado em 1993, conta com dois discos gravados e um repertório amplo, que inclui música do Barroco ao século XXI e várias obras dedicadas ao grupo. O programa que apresenta hoje e amanhã inclui a primeira audição das obras Duplum (2007), de Paulo Jorge Ferreira, L"Eau qui Dort (2010), de César Viana, e Toccata Dupla (2010), de António Victorino D"Almeida. A primeira resulta de uma encomenda da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e as restantes foram compostas especialmente para o Festival CriaSons. Serão ainda interpretadas Burlesca, de Alexandre Delgado, e Divertimento Concertante, de Sérgio Azevedo.

O Festival CriaSons dá vida a um projecto iniciado em 2010 pela Musicamera Produções, empresa responsável pela produção e agenciamento dos agrupamentos de câmara Opus Ensemble, Duo Contracello e Quarteto Lopes-Graça. Numa primeira fase foi solicitada a criação de obras inéditas a sete compositores portugueses de diferentes quadrantes estéticos (Amílcar Vasques-Dias, Anne Victorino d"Almeida, António Victorino d"Almeida, César Viana, Jorge Costa Pinto, Paulo Jorge Ferreira e Sérgio Azevedo) destinadas a apresentação pública no âmbito do festival, à qual se segue a gravação em CD e a edição impressa da partitura. Estas peças são apresentadas em conjunto com outras composições de câmara, passando por obras-chave como o Quarteto de Luís de Freitas Branco e peças mais recentes para pequenos conjuntos instrumentais.

No dia 5 de Março, o Quarteto Lopes-Graça apresenta-se no Teatro-Cine de Pombal com obras de Anne Victorino d"Almeida, Amílcar Vasques Dias, Jorge Costa Pinto e Luís de Freitas Branco, e nos dias 15 e 26 o mesmo programa será repetido, respectivamente, no Teatro Baltazar Dias, no Funchal, e no Convento dos Remédios, em Évora. O festival regressará ainda a Viana do Castelo (com o Opus Ensemble no dia 20 de Março) e contempla também uma série de concertos em Lisboa, no Palácio Foz (dias 5, 6 e 13 de Março), com a participação dos três agrupamentos envolvidos no projecto. Programa completo em: http://www.musicamera.pt/blog/.

Festival CriaSons?

Duo Contracello Viana do Castelo, Café do Teatro Sá de Miranda, hoje, às 21h30. Póvoa de Varzim, Museu Municipal, amanhã, às 21h30. Entrada livre (o festival prossegue até 26 de Março).

Sugerir correcção