Bloco de Esquerda acusa Exército de destruir dunas e pinhal em S. Jacinto

Foto
ICNB levantou um auto

O Bloco de Esquerda acusou ontem o Exército de ter destruído, sem autorização, mais de uma centena de hectares de pinheiro-bravo e de dunas cinzentas em São Jacinto, Aveiro. O deputado Pedro Filipe Soares entregou um requerimento no Parlamento a questionar os ministérios do Ambiente e da Defesa sobre o caso. Pedro Filipe Soares disse à Lusa que a destruição ocorreu numa área da Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro e a Reserva Ecológica Nacional e afectou "numerosos exemplares de espécies protegidas como o salgueiro-anão e a cladónia".

O BE lembra que aquela intervenção dependeria de um parecer do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade que "nunca foi pedido". "No início de Junho, o instituto levantou um auto", adianta Pedro Filipe Soares, acrescentando que a penalização foi encaminhada para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, onde o caso está em fase de instrução.

O deputado do BE refere que as Forças Armadas Portuguesas alegaram ter procedido a "uma limpeza sazonal", mas realça que alguns dos pinheiros cortados "tinham mais de 30 anos".

Sugerir correcção