Confusão em várias mesas de voto por causa do número de eleitor

Cartão do cidadão dificulta votação

Muitos cidadãos estão a receber talões como este onde se faz prova do número de eleitor
Foto
Muitos cidadãos estão a receber talões como este onde se faz prova do número de eleitor PÚBLICO

Cidadãos em vários pontos de Lisboa não estão a conseguir votar com o cartão de cidadão porque o número de eleitor pertence ao caderno eleitoral de outra residência. Há juntas de freguesia cheias de gente que quer resolver o problema para poder votar.

Cerca de meia centena de pessoas enchem neste momento a junta de freguesia de Benfica, aguardando que os dois funcionários que lá trabalham lhes forneçam os números de eleitores, para poderem votar.

Há pessoas que já ali estão há 45 minutos e o clima é de protesto.

O problema é que muitas dessas pessoas mudaram de residência e portanto de mesa de voto e, embora o número de eleitor continue a ser o mesmo, consta de outro caderno eleitoral pertencente à nova residência.

Noutros casos, as pessoas não sabem qual o seu número de leitor e têm de igualmente de aguardar esta informação na junta de freguesia.

Este problema está a observar-se em vários locais da Grande Lisboa e a originar filas, protestos em várias assembleias de voto.

O director-geral da Administração Interna, Paulo Machado, garantiu hoje, em declarações à Lusa que não houve qualquer alteração procedimental quanto às últimas eleições e apelou para que os cidadãos recorram aos serviços disponibilizados para saberem qual a sua mesa de voto.

Em comunicado divulgado há pouco, o Ministério da Administração Interna esclarecia o procedimento a seguir para desbloquear o problema: os eleitores que possuem o Bilhete de identidade e que não conheçam ou não se recordem da Mesa de Voto, podem recorrer ao serviço SMS 3838 (mensagem de telemóvel), bastando escrever RE (espaço) nº de Bilhete de Identidade (espaço) AAAAMMDD (ano de nascimento).

Desta forma podem obter a indicação da freguesia onde votam e seu número de eleitor. Podem ainda telefonar para o nº 808206206 ou consultar o Portal do Eleitor, cujo endereço é http://www.portaldoeleitor.pt, introduzindo os mesmos dados; 3. Os eleitores que possuem Cartão de Cidadão que não conheçam ou não se recordem da Mesa de Voto, devem proceder exactamente do mesmo modo.

Finalmente, e para ambos os casos, não sendo viável recorrer aos métodos descritos, é sempre possível consultar a Junta de Freguesia, onde se encontra recenseado e obter o seu número de eleitor.

Mas nenhuma destas três formas parece estar a funcionar eficazmente, possivelmente por dificuldades técnicas causadas por uma maior afluência às urnas da parte da tarde.