Actriz Leonor Silveira condecorada em França

Foto
Leonor Silveira vai receber a condecoração na próxima semana Foto: Luís Ramos

A actriz Leonor Silveira, conhecida pela participação em vários filmes de Manoel de Oliveira, vai ser distinguida com a Ordem das Artes e Letras do governo francês, foi hoje anunciado.

Leonor Silveira receberá o Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras de França no dia 25 na embaixada deste país em Lisboa.

A condecoração corresponde a uma das mais altas distinções honoríficas da República Francesa e homenageia personalidades que se destacaram pela sua contribuição na difusão da cultura em França.

Antes de Leonor Silveira, esta condecoração foi atribuída, em anos recentes, a personalidades da cultura portuguesa como o escritor António Lobo Antunes, o encenador Joaquim Benite, a actriz Maria de Medeiros e as fadistas Mísia e Mariza.

Leonor Silveira nasceu em Lisboa a 28 de Outubro de 1970 e iniciou-se no cinema em 1988 em "Os Canibais", de Manoel de Oliveira, realizador com quem mais trabalhou ao longo das décadas seguintes.

Leonor Silveira condecorada por Jorge Sampaio

Leonor Silveira foi condecorada em 1997 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito.

Em 1993, foi protagonista em "Vale Abraão", de Manoel de Oliveira, um ano depois de ter participado em "Das tripas coração", de Joaquim Pinto, e "Retrato de Família", de Luís Galvão Teles.

"O Convento" (1995), "O princípio da incerteza" (2002) e "Cristóvão Colombo - O Enigma" (2007) foram outros filmes de Manoel de Oliveira nos quais Leonor Silveira participou.

Desde 2007, Leonor Silveira é subdirectora do Instituto do Cinema e Audiovisual e tem participado como júri, com alguma regularidade, em festivais de cinema, entre os quais San Sebastian e Cannes.

Sugerir correcção
Comentar