Vírus da gripe A predominante em Portugal

O vírus da gripe A é o predominante em Portugal, tendo sido identificado em 63 por cento dos casos analisados no âmbito da vigilância epidemiológica da síndrome gripal do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Portugal registou, na semana de 03 a 09 de Janeiro, uma “actividade gripal moderada, com tendência crescente”, lê-se na informação disponibilizada no site do INSA.

A mesma fonte indica que, dos 32 casos de gripe confirmados laboratorialmente, 63 por cento são Influenza A(H1N1)2009 e 37 por cento Influenza B/Vic.

“O vírus A(H1N1)2009 foi predominante naquela semana, ao contrário do que se verificou nas semanas anteriores, em que a predominância foi do vírus do tipo B”, lê-se na informação diária de saúde de hoje da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

Este organismo do Ministério da Saúde refere que “a actividade gripal sofreu um novo aumento” na referida semana, “embora se mantenha com valor moderado”.

Segundo a DGS, desde o início da época gripal 2010-2011 foram notificados, cumulativamente, 55 internamentos hospitalares por gripe - dos quais a maior parte por vírus A(H1N1)2009 -, admitidos em cuidados intensivos 25 doentes e registados cinco óbitos (quatro por vírus A(H1N1)2009 e um por vírus de tipo B).

A DGS garante que “a vacina sazonal (trivalente) desta época é eficaz contra os vírus da gripe que circulam”.

Sugerir correcção
Comentar