Universidade de Coimbra é a primeira a chegar ao iTunes U

Foto
Alguns fundos da Biblioteca Geral estão também na plataforma Foto: Carla Carvalho Tomás/arquivo

A Universidade de Coimbra estreou-se hoje como a primeira instituição de ensino superior portuguesa a marcar presença na plataforma iTunes U – especialmente concebida para os estabelecimentos académicos. Através da iTunes Store, da Apple, os utilizadores vão poder descarregar de forma livre e gratuita vários conteúdos, como áudio e vídeo, relacionados com o ensino superior.

Seminários, palestras e entrevistas em áreas tão variadas como saúde pública, robótica industrial, língua, história e património musical português, são alguns exemplos dos conteúdos oferecidos pela Universidade de Coimbra que podem ser descarregados para um computador, iPhone, iPod ou iPad.

“A Universidade de Coimbra vê com entusiasmo a sua participação no iTunes U. A nossa universidade foi fundada há sete séculos e constitui uma referência no mundo lusófono. Estamos muito satisfeitos por podermos utilizar a nossa história e os nossos conhecimentos para disponibilizar conteúdos de grande qualidade, através do iTunes U, para mais de 250 milhões de pessoas que falam português em todo o mundo”, declarou, em comunicado, Fernando Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra.

Numa fase inicial, a Universidade de Coimbra disponibiliza cerca de 50 vídeos em 16 colecções. O património da universidade, nomeadamente do Centro de Documentação 25 de Abril, sobre a transição democrática portuguesa, os fundos da Biblioteca Geral, que se prepara para completar 500 anos, são outros domínios abrangidos.

Recorrendo a umas partituras inéditas descobertas no seu acervo documental, a universidade mandou executar e gravar a obra que agora divulga na colecção do património musical. Na colecção “Robótica Industrial” apresenta uma solução para implantação dentária, e na colecção “Da indisciplina ao cyberbullying” divulga um vídeo onde é explicado o conceito de indisciplina escolar, os seus níveis e factores.

Sugerir correcção
Comentar