Pavimentos de cortiça portuguesa revestem Sagrada Família em Barcelona

Foto
A Sagrada Família deverá ficar concluída em 2026 Rui Gaudêncio/ arquivo

Os pavimentos de cortiça da Corticeira Amorim foram escolhidos para revestir a Sagrada Família, em Barcelona, um dos monumentos mais visitados em todo o mundo, anunciou hoje a empresa do grupo de Américo Amorim.

“Sempre considerei a cortiça um excelente material, tanto que a utilizei em diversas obras idealizadas por mim. Sempre tive bons resultados e do ponto de vista económico é também uma opção muito interessante”, afirmou Jordi Bonet i Armengol, o arquitecto que lidera a obra, acrescentando “o total alinhamento com a filosofia de Gaudi” – arquitecto que iniciou a construção da catedral e defendia a utilização de materiais naturais.

Em comunicado, a Corticeira Amorim revela que foram aplicados cerca de dois mil metros quadrados da Wicanders Corkcomfort, marca premium da Amorim Revestimentos, na cripta da Sagrada Família, espaço do templo que foi declarado Património Cultural da Humanidade pela Unesco.

“Além das características de conforto, a capacidade de absorção acústica, proporcionada pela utilização de cortiça nos revestimentos Wicanders, revelou-se determinante para a selecção da linha Corkcomfort, um requisito chave para uma obra com este perfil”, justifica a empresa de Mozelos.

Segundo Jordi Bonet i Armengol, citado pela empresa portuguesa, a cortiça “não apodrece, é asséptica, confortável ao caminhar, apresenta níveis de conforto térmico muito superiores ao mármore, o que evita a necessidade de instalar aquecimento artificial”.

Iniciada em 1882, a Sagrada Família está num processo contínuo de construção, prevendo-se a sua conclusão em 2026, ano do centenário da morte de Gaudí.

A nave central da Basílica da Sagrada Família, concluída e aberta ao público no final de 2010, foi recentemente consagrada pelo Papa Bento XVI.

A Corticeira Amorim, do grupo Amorim, é a maior empresa mundial de produtos de cortiça e uma das mais internacionais de todas as empresas portuguesas, com operações em dezenas de países, de todos os continentes.

Sugerir correcção
Comentar