Críticas a Valente de Oliveira pela forma como decidiu fim do museu

Foto
Valente de Oliveira escusou-se a prestar declarações no final da sessão paulo pimenta

Presidente da assembleia municipal demitiu-se há um mês da associação que geria o museu para poder votar, e desempatar, a polémica questão

Foi com o voto de qualidade do presidente, Valente de Oliveira, que a Assembleia Municipal do Porto aprovou, anteontem à noite, a dissolução da Associação [promotora] do Museu da Ciência e da Indústria (AMCI). A sessão ficou marcada pelas críticas da oposição de esquerda à intervenção do presidente da assembleia que "desempatou" esta questão, que mereceu 27 votos favoráveis do PSD e do CDS e 27 votos contra de PS, CDU e Bloco de Esquerda.

Em causa estava o facto de Valente de Oliveira ter intervindo no caso duas vezes, nos dois campos em que se decidia a questão. Foi vice-presidente, em representação da Associação Empresarial de Portugal (AEP), da direcção da AMCI (constituída pela AEP e pelo município do Porto), que, em Novembro, votou a favor da dissolução da associação e respectivo projecto museológico. E voltou a votar a questão em nome do outro sócio da AMCI, o município, enquanto presidente da Assembleia Municipal do Porto, e exercendo o respectivo voto de qualidade. Quando introduziu este ponto da agenda, que já fazia adivinhar que dividiria a assembleia, Valente de Oliveira avisou que se demitira há um mês da direcção da AMCI. Sugerindo, assim, que estaria em condições de participar na votação.

Artur Ribeiro, da CDU, foi o primeiro a atacar. "Acho que não é muito correcto que tenha apunhalado a associação ao mesmo tempo que vem aqui espetar o resto do punhal. É pouco ético, não é correcto, a pessoa é a mesma", disse, referindo-se ao dirigente da AMCI e ao presidente da assembleia municipal.

Valente de Oliveira não reagiu e foi o PSD a formular um protesto, com Paulo Rios de Oliveira a tomar a palavra: "Há pessoas maiores do que os cargos que ocupam. Valente de Oliveira não precisa da assembleia municipal para ser reconhecido. Pôr em causa os seus princípios éticos é injusto, deslocado, não dignifica quem o faz." Mas Artur Ribeiro respondeu que tinha "muito respeito" por Valente de Oliveira, mas manteve a crítica. E Gustavo Pimenta, do PS, foi pelo mesmo caminho: "A sua posição é incómoda, e ficar-me-ia por aqui", disse a Valente de Oliveira.

O presidente da câmara, Rui Rio, garantiu aos deputados que a AMCI tentou angariar outros sócios que viabilizassem o projecto do museu, cuja reabertura foi várias vezes anunciada. O acervo deste foi retirado das antigas Moagens Harmonia, no âmbito da concessão do vizinho Palácio do Freixo ao Grupo Pestana, que abriu uma pousada nos dois edifícios em 2009.

Sugerir correcção