Desemprego aumenta 18 por cento

Imigrantes estão entre os mais afectados em 2010

Além de serem mais mal pagos, os imigrantes estão também entre os mais afectados pelo desemprego. Só nos primeiros nove meses de 2010, o número de desempregados imigrantes que se registaram nos centros de emprego aumentou 18 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em média, 37.879 pessoas - a maioria do Brasil e da Europa de Leste - acorreram aos serviços do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) à procura de trabalho, um número que compara com os 32.076 estrangeiros que entre Janeiro e Outubro de 2009 estavam registados como desempregados. A crise e a situação mais vulnerável dos imigrantes levaram a que o desemprego neste grupo tenha sofrido aumentos homólogos acima do crescimento registado no total do desemprego. Maio de 2010 ilustra perfeitamente essa diferença: o número global de inscritos nos centros de emprego cresceu 27,3 por cento, enquanto o registo de desempregados imigrantes aumentou quase 70 por cento em comparação com o ano anterior.

Os dados do IEFP dão apenas conta dos imigrantes legalizados, pelo que o desemprego neste grupo deverá ser superior. R.M.

Sugerir correcção