Melhorar o estuário do rio Lis vai custar 750 mil euros

Foto
A margem esquerda ficou conhecida pelas descargas de resíduos no rio Lis Rui Gaudêncio (arquivo)

A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH) vai investir 750 mil euros na reabilitação do estuário do rio Lis. O projecto, idealizado pela Câmara da Marinha Grande, será executado na zona entre a ponte das Tercenas e a Praia da Vieira.

A empreitada, para a margem esquerda do rio, pretende melhorar as condições de segurança e acesso à praia, assim como travar a acentuada degradação da foz do Lis.

A iniciativa, que procura ajudar o desenvolvimento turístico da Marinha Grande, resulta de um acordo entre a autarquia e a ARH, assinado em Junho deste ano - rectificado em Agosto - e que passará do papel à obra no primeiro trimestre de 2011. A execução da empreitada demorará dez meses. Na margem esquerda do Lis serão criados uma ciclovia e parques de estacionamento para automóveis e autocaravanas. Nas áreas naturais será feita uma intervenção de ordenamento e também de plantação de pinheiro manso.

Tanto para a ARH como para Câmara da Marinha Grande, esta obra garante uma gestão sustentável da rede hidrográfica da margem esquerda, que ficou conhecida pelas descargas de resíduos no rio Lis. Apesar dessa realidade, o vice-presidente da autarquia, Paulo Vicente, sustenta que as águas da praia da Vieira "têm demonstrado boa qualidade" e que "projectos como este ajudarão ao processo de despoluição".

Em carteira está outro projecto da Câmara da Marinha Grande, para a construção da nova ponte das Tercenas, com percursos cicláveis, e a requalificação do parque de merendas. Estas construções terão um custo global de quase dois milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar