Atletismo

Jéssica Augusto e Portugal campeões europeus de corta-mato

Jéssica Augusto venceu a prova realizada em Albufeira
Foto
Jéssica Augusto venceu a prova realizada em Albufeira Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters

A portuguesa Jéssica Augusto sagrou-se neste domingo campeã europeia de corta-mato na pista das Açoteias, em Albufeira, tendo Portugal conquistado igualmente o título colectivo pela terceira vez consecutiva.

A medalha de prata foi para a turca Binnaz Uslu, enquanto a também portuguesa Dulce Félix ficou com a medalha de bronze. Portugal colocou cinco atletas no “top10”.

"Era um sonho que andava a perseguir há muitos anos e hoje consegui”, disse Jéssica Augusto, emocionada, nas primeiras palavras à RTP, após a cerimónia em que recebeu a medalha de ouro.

"Foi uma vitória fantástica. Cheguei isolada mas não foi uma vitória assim tão fácil, porque, quando passo na meta com duas voltas por fazer, já estava a sofrer bastante. Pensei que só precisava de sofrer um pouco mais para vencer”, disse a atleta portuguesa, citada pela Lusa.

Jéssica, de 29 anos, é a primeira portuguesa a ser campeã europeia de corta-mato, um troféu que existe desde 1994. Esta é também a primeira medalha de ouro sénior da atleta nascida em Paris, que há dez anos se sagrou campeã europeia júnior de corta-mato.

Por equipas, Portugal voltou a vencer, algo que já tinha acontecido em sete ocasiões: 1998, 2000, 2001, 2004, 2006, 2008 e 2009.

Dulce Félix, que perdeu o segundo lugar para a turca Binnaz Uslu (26m57s) nos últimos metros, fechou o pódio individual em 26m59s minutos, com Marisa Barros (quinta, com 27m06s) e Sara Moreira (nona, 27m26s) a concluírem a prestação portuguesa para a tabela colectiva.

Ana Dias, já fora do contingente que pontuou, fechou o “top-10” individual e Anália Rosa foi a última portuguesa, no 32º lugar.

A equipa portuguesa somou assim 19 pontos, a Grã-Bretanha 65 e a Espanha 72, numa prova em que ganha quem tiver menos pontos.

Em Albufeira, Portugal arrecadou sete medalhas: quatro individuais (o ouro de Jéssica Augusto e o bronze de Dulce Félix na prova feminina, o bronze de El Kalai na prova masculina e o bronze de Rui Pinto nos juniores masculinos) e três colectivas (ouro na prova feminina, e prata nas provas de seniores masculinos e juniores masculinos).

Notícia actualizada às 16h03