As múltiplas faces de Marco Mencoboni

Foto
Marco Mencoboni: um cravista e maestro italiano em destaque

Recitais de cravo, uma conferência e um concerto dedicado aos "Quatro Elementos" preenchem um ciclo dedicado a Marco Mencoboni integrado na temporada do Instituto Superior Técnico

Há dois anos, por ocasião da primeira temporada musical do Instituto Superior Técnico (IST), Marco Mencoboni e o seu grupo Cantar Lontano ofereceram uma memorável interpretação das "Vésperas da Beata Virgem", de Monteverdi, na Sé Patriarcal de Lisboa, jogando com o recurso à espacialização de modo a realçar os efeitos policorais da obra. Entre 13 e 17, o cravista e maestro italiano será de novo a figura em destaque da série de concertos promovida pelo IST, mostrando agora outras facetas do seu actividade, nomeadamente a de solista e conferencista, em paralelo com a direcção do Concerto de Natal do dia 17, na Sé de Lisboa, preenchido com o programa "Os Quatro Elementos". Com a colaboração de dois excelentes contratenores (Alessandro Carmignani e Andrea Arrivabene), do gambista Cristiano Contadini e do alaudista e guitarrista Simone Vallerotonda serão apresentadas obras de Froberger, Sances, Donati, Merula, Kapsberger, Corbetta e Corelli, entre outros.

No dia 14 (às 21h, no Salão Nobre do IST), Mencoboni dará um recital de cravo com música do barroco francês e italiano e no dia 15 (às 19h) fará uma conferência dedicada às "Vésperas", de Monteverdi, obra que tem trabalhado em profundidade e que gravou a partir de concerto ao vivo na Basílica Palatina de Mântua, o espaço que serviu de inspiração ao compositor.

Antigo aluno de Gustav Leonhardt e de Ton Koopmann, Marco Mencoboni foi o criador dos agrupamentos Sacro e Profano e Cantar Lontano, da etiqueta discográfica "E Lucevan le Stelle" e do festival Cantar Lontano em Ancona (Itália). No seu recital a solo usará a cópia de um cravo Gottfried Silbermann, famoso construtor de instrumentos de tecla amigo de J. S. Bach, efectuada por Matthias Kramer e cedida por Cristiano Holtz, cravista de origem brasileira residente em Portugal.

Holtz foi colega do Mencoboni na classe de Leonhardt do Conservatório e Amesterdão e terá a seu cargo o recital de abertura do ciclo (dia 13, às 21h), no qual tocará obras de Carl P. E. Bach, Jacques Duphly e J. S. Bach.

Todos os concertos são de entrada livre sujeita a reserva de bilhetes pelo tel. 218419669.

Sugerir correcção
Comentar