Bolhão pode não entrar em obras em 2011, admite Câmara do Porto

Foto
Bolhão tem 900 mil euros em 2011

PS critica falta de investimento no mercado, CDU classifica de "escandalosa" realização das corridas da Boavista

O orçamento da Câmara do Porto para 2011 foi ontem aprovado na reunião do executivo, com os votos contra do PS e da CDU. Os socialistas saíram do encontro preocupados com a perspectiva de o Mercado do Bolhão não vir a ter qualquer obra relevante no próximo ano. A maioria PSD/CDS admite que, com os atrasos já sofridos, e os prazos a cumprir, os 900 mil euros inscritos para intervenções naquele equipamento até podem ser um valor "um pouco excessivo" para o exercício de 2011.

Nenhuma das oito propostas que o PS levou para a reunião de ontem foi aprovada pelo executivo. Citado pela Lusa, o presidente Rui Rio garantiu que até "estava de acordo com quase todas" - a excepção seria a extinção da Apor - Agência para a Modernização do Porto e da Fundação Porto Social -, mas que a sua aceitação representaria "rebentar com o orçamento".

Ainda antes de conhecidas estas declarações, Correia Fernandes já garantira que as propostas sugeridas "não eram de despesismo" para a câmara, tendo mesmo desafiado o autarca a "fazer as contas" da sua aplicação. A maior preocupação dos socialistas, após a discussão do orçamento, era o Bolhão.

Correia Fernandes disse ser "muito preocupante" a "indisponibilidade" de- monstrada pelo executivo "para dotar o Bolhão de mais dinheiro". O sinal deixado para a cidade, nesta matéria, é, para o PS, claro: "É óbvio que da parte da câmara não há interesse absolutamente nenhum em fazer andar este processo", afirmou.

Em resposta a esta crítica, o gabinete de comunicação da autarquia explicou que só há pouco mais de um mês é que foi possível, legalmente, contratar a execução dos projectos de especialidades para a reabilitação do mercado. E ao tempo necessário para os fazer acrescentou os oito meses que, no mínimo, demorará o concurso público internacional para a empreitada. Assim, e mesmo que não haja nova contestação judicial, como "a obra não começa de imediato", o município assume que pode, de facto, não vir a utilizar a totalidade dos 900 mil euros no próximo ano.

Rui Sá admite que a situação do mer- cado também o preocupa, mas para o comunista o verdadeiro calcanhar de Aquiles do orçamento de Rui Rio é a indicação de que as corridas do circuito da Boavista "vão ser feitas". Sá disse ter saído da reunião com a certeza de que o evento irá acontecer, o que considera "escandaloso, num ano de profunda crise, com a imposição de fortes restrições" e quando se sabe que, na última edição, o circuito "representou 800 mil euros de prejuízo para a câmara".

O comunista acusa ainda a maioria PSD/CDS-PP de colocar como prioritárias, nas intervenções na via pública, a reabilitação do troço poente da Avenida da Boavista e o alargamento do es- tacionamento a nascente do Parque da Cidade, por causa da prova. "Isto não são obras para a cidade, são obras que devem ter sido exigidas para que as corridas pudessem acontecer e isto é o mais escandaloso de tudo", defende.

Rui Sá classificou também a Fundação Porto Social como "um sorvedou- ro de dinheiro"- à semelhança da crítica que já fora feita à Porto Lazer -, pelo facto de a empresa manter um orçamento muito próximo ao de 2004, quando geria o programa Porto Feliz. "Em 2004, recebeu 1,5 milhões. Agora, tem orçamentados 1,250 milhões, sem actividade consentânea com este valor. Aliás, 70 por cento desta verba é para custos com o pessoal. É um escândalo."

Sugerir correcção