Estudantes do Porto fazem voluntariado no Carriçal

"FAP no Bairro" é o nome do projecto-piloto que leva os estudantes da Universidade do Porto a fazer voluntariado no Bairro do Carriçal

A Federação Académica do Porto (FAP) abriu ontem o Centro Comunitário do Bairro do Carriçal no Porto. Este projecto inovador, que põe os estudantes em contacto directo com a população, visa estimular o voluntariado estudantil, através de actividades culturais e acções de formação, envolvendo a população.

O espaço vai ser gerido por todos os estudantes universitários do Porto que queiram fazer parte da iniciativa, e surge de um desafio lançado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior à FAP, que atendeu ao pedido e conta já com 44 estudantes voluntários das mais diversas áreas, em apenas duas semanas e meia.

Inédito em Portugal

O secretário de Estado Manuel Heitor, que presidiu à cerimónia de abertura do projecto-piloto, elogiou a pró-actividade da FAP no que diz respeito à criação de um centro comunitário "inédito em Portugal, que foi concebido à semelhança do que existe já na Europa". Para Manuel Heitor esta iniciativa é extremamente útil para os jovens: "Acreditamos que esta iniciativa é particularmente importante para valorizar a própria formação dos estudantes." Ao mesmo tempo faz com que "os jovens se "apercebam de todas as situações sociais que os rodeiam".

Conseguir angariar mais voluntários para o projecto, e até quem sabe alargar a iniciativa a outros bairros do país são os objectivos do presidente da FAP, Ricardo Morgado "Vamos tentar ter o centro aberto o máximo de tempo possível. Era bom conseguir levar este projecto a outros bairros, porque é importante que os estudantes possam contribuir para a sociedade civil com os conhecimentos que têm". Ricardo Morgado manifestou ainda a vontade de mudar a má imagem que normalmente está associada aos estudantes. "Habitualmente os estudantes são associados às festas, esperemos que com esta iniciativa isso mude", disse.

São várias as actividades previstas, no dia de ontem, os estudantes de enfermagem prepararam um rastreio à tensão arterial, glicose e medição do índice de massa corporal da população do bairro no centro, actividade que se vai prolongar durante toda a semana. Já na sexta-feira terá lugar uma sessão sobre socorrismo que visa ensinar quais os devidos procedimentos de socorro. Acerca das actividades futuras, Ricardo Morgado adiantou estarem já programadas aulas de karaté e ballet para crianças do bairro, bem como a realização de sessões de orientação vocacional, dirigidas a adolescentes. Este projecto conta com o apoio de várias instituições, como a Câmara Municipal do Porto, a Universidade do Porto, a Universidade Católica e ainda do Instituto Português da Juventude e da Abraço.

Sugerir correcção