Bocas poderosas

Foto
1 Rouge D"Armani fotos dr

As mulheres que usam vermelho nos lábios sentem-se seguras e poderosas. Os homens vêem-no também como uma forte arma de sedução. Esta cor, clássica e elegante, sobrevive a todas as tendências, sem nunca deixar ninguém indiferente.

Poderosa ou sedutora? "Não é para ser mais sensual ou sexy. Mas sentimos uma força extra, um escudo. E, acima de tudo, combina com o meu tom de pele", diz Bárbara, 41 anos, justificando por que gosta de pintar os lábios de vermelho.

João, 38 anos, discorda um bocadinho: "Poderosa? Não acho de todo, sedutora talvez... Mas acho que as palavras mais adequadas são: bonita ou sensual."

Pintar os lábios de vermelho é um hábito antigo que começou no Egipto, com a rainha Nefertiti. Mas mesmo hoje em dia não é uma cor usada por todas. Só as mulheres com uma boa dose de autoconfiança o fazem com regularidade, caso de Madonna, Dita von Teese e Gwen Stefani.

Foi o cinema de Hollywood que tornou o bâton vermelho numa arma de sedução. Actrizes como Marlene Dietrich e Rita Hayworth conseguiram tirar a fama de vulgar ao vermelho, que até então era apenas usado pelas "outras", que trabalhavam em bares e cabarés. Mas foi Marilyn Monroe e o sex-appeal da sua boca carnuda e vermelha que o transformaram em sinónimo de sensualidade feminina.

Goste-se mais ou menos, o certo é que o bâton vermelho é um clássico universal. E, actualmente, com a quantidade de lábios vermelhos que se vêem na série televisiva da moda, Mad Men, a previsão é de que os tons de vermelho vão dominar as tendências das próximas estações. Aliás, o vermelho é também uma das cores mais usadas em roupas, principalmente em vestidos de alta-costura.

"Adoro o vermelho, é a cor da vida", dizia Christian Dior, que criou o bâton Rouge Dior em 1949, um clássico que vai inovando na fórmula e também na cor. E, para a marca, a cor emblemática da couture Dior é sem dúvida o vermelho, que, para além de ser a cor central da área de beleza da marca, tem funcionado como um pilar de extravagância para o actual criador da casa, John Galliano.

A cor do fogo e do sangue e sobretudo da paixão é transversal na história da alta-costura. Esta cor emblemática deu origem a uma marca registada, o vermelho Valentino. O criador italiano encantou-se pelo vermelho quando frequentava a Ópera de Barcelona e reparou na força que tinha nos figurinos.

Vermelhos há muitos

Se ainda há mulheres que consideram que o vermelho não é cor para os seus lábios, desenganem-se, porque há tons para todos os rostos e todos os tipos de pele.

Ao escolher o tom do bâton, deve lembrar-se de que os vermelhos-alaranjados funcionam bem na maior parte dos rostos, mas já os vermelhos-rosados ficam melhor nas peles morenas. A usar com muita precaução são os vermelhos-escuros, que fazem com que os dentes parecem mais acinzentados.

Daniel Sandler, um dos mais requisitados maquilhadores do Reino Unido, deixa algumas dicas para quem tem dúvidas sobre como aplicar um bâton.

Se a escolha é um tom de vermelho, a primeira coisa a ter em conta é que o resto da maquilhagem deve ser discreta, principalmente nos olhos.

Fora de moda estão os lápis delineadores. Por isso, quem fizer questão de os usar não deve carregar. Também não se deve colocar gloss por cima de um bâton encarnado, está completamente out.

Antes de aplicar o bâton, a primeira coisa a fazer é colocar um hidratante nos lábios para o bâton agarrar bem e não rachar.

Em seguida, pode colocar-se uma base, porque para além de ajudar a fixar a cor é especialmente útil para disfarçar as rugas do contorno dos lábios.

Por fim, deve aplicar-se uma camada grossa de bâton, primeiro no lábio superior e só depois no lábio inferior, para não correr o risco de ficar com um look pesado. Se a cor estiver muito forte, pode suavizá-la com um lenço de papel. A

?mito@publico.pt

Sugerir correcção