Árbitros portugueses dirigem jogos na Escócia

Foto
Cosme Machado é um dos árbitros portugueses que vai estar na Escócia este fim-de-semana Paulo Pimenta (arquivo)

João Ferreira, da Associação de Futebol de Setúbal, e Cosme Machado, da AF de Braga, vão dirigir este fim-de-semana jogos na Escócia devido à greve de árbitros naquele país britânico.

Segundo confirmou ao PÚBLICO a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), duas equipas de arbitragem portuguesas estarão entre as várias equipas estrangeiras que vão dirigir jogos das duas principais ligas escocesas e um jogo da Taça Alba, não se sabendo ainda quais jogos irão dirigir ou quem serão os seus assistentes. Quanto à compensação aos árbitros, a FPF diz que essa será uma questão a decidir entre os juízes e a federação escocesa.

A imprensa escocesa fazia ainda referência a equipas de arbitragem da Polónia, de Israel, do Luxemburgo e de Malta como certos nos campos escoceses este fim-de-semana, sendo que as federações da Irlanda do Norte, País de Gales, França, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Dinamarca e Islândia terão recusado enviar árbitros para a Escócia.

Já não é a primeira vez este ano que árbitros portugueses dirigem jogos de campeonatos estrangeiros. Em Março passado, Olegário Benquerença esteve no Qatar para dirigir jogos daquele país, e é frequente, diz o antigo árbitro Pedro Henriques ao PÚBLICO, os árbitros portugueses estarem em "campeonatos futebolísticos de menor dimensão, como o Japão ou a Arábia Saudita" para garantir isenção, mas nunca, acrescenta, devido a greve.

A associação de árbitros escoceses decidiu no último domingo pela greve devido ao cada vez maior número de criticas e insultos e que, no seu entender, colocam em risco a segurança dos próprios árbitros.

Sugerir correcção
Comentar