Cascais vai inaugurar horta comunitária em Carcavelos

Foto
As hortas urbanas começam a espalhar-se por várias cidades do país, incluindo Guimarães PÚBLICO (arquivo)

A Câmara de Cascais vai inaugurar este sábado em Carcavelos a terceira horta comunitária do concelho, depois de Estoril e São Domingos de Rana. São cultivadas por um total de 40 munícipes.

A terceira horta, em São João da Rebelva, está incluída no programa “Hortas as Cascais”, da Agenda Cascais 21. O objectivo é “melhorar a qualidade ambiental do concelho e implementar espaços verdes inovadores que respondam às necessidades reais da população”, explica a autarquia em comunicado.

Depois da inauguração da horta – onde estarão presentes os munícipes que vão receber os talhões – será realizada uma visita às outras hortas e à exposição com fotografias de horticultores das outras hortas comunitárias, bem como um workshop de plantação de mini-hortas biológicas, “onde cada participante poderá plantar num vaso plantas aromáticas e legumes para levar para casa”.

As pessoas que vão receber os talhões tiveram formação teórica sobre a agricultura biológica e regras de utilização da horta. Além disso, vão receber oito horas de formação prática.

As outras duas hortas – Bosque dos Gaios (Estoril) e Outeiro de Polima (São Domingos de Rana) – foram inauguradas no ano passado.

As hortas urbanas começam a espalhar-se por várias cidades do país, incluindo Lisboa, Porto, Coimbra, Guimarães e Ponte de Lima.

Sugerir correcção
Comentar