Lutador uzbeque é segundo caso de doping nos Jogos Asiáticos

Foto
O judoca Shokir Muminov perdeu a medalha de prata em -81 kg Foto: DR

O lutador do Uzbequistão Jakhongir Muminov acusou positivo ao estimulante methylhexanamine num controlo antidoping, tornando-se o segundo caso detectado na competição.

A substância em causa é utilizada normalmente como descongestionante nasal. Jakhongir Muminov torna-se assim no segundo caso de doping dos Jogos Asiáticos, que decorrem na cidade chinesa de Cantão.

Muminov, estudante de 23 anos, chegou aos quartos-de-final na competição de luta greco-romana mas foi “imediatamente desqualificado”. “Todos os seus resultados foram anulados”, informou o presidente da comissão médica do Conselho Olímpico da Ásia (COA), Mani Jegathesan.

O primeiro caso de doping nos Jogos Asiáticos surgiu a 19 de Novembro, com o controlo positivo, também a methylhexanamine (produto que consta da lista de substâncias interditas pela Agência Mundial Antidopagem), do judoca igualmente uzbeque Shokir Muminov, a quem foi retirada a medalha de prata em -81 kg.

Jegathesan sublinhou que o COA encara os casos separadamente e confirmou que os dois atletas não têm qualquer relação entre si. “Mas [porque] ambos os casos envolvem o mesmo estimulante e o mesmo país, o COA aconselhou o comité olímpico nacional desse país a aprofundar a investigação para impedir que esta situação se repita no futuro”, acrescentou o responsável.

As autoridades antidoping planeiam levar a cabo cerca de 1500 testes nos quase dez mil atletas de 45 países que estão a competir nos Jogos Asiáticos. “Até 23 de Novembro, realizámos um total de 1162 testes. Recebemos os resultados de 1090, e destes pelo menos dois foram positivos”, vincou Jegathesan referindo-se aos dois atletas uzbeques.

Sugerir correcção
Comentar