A fantasia de Kanye West

Foto
Kanye West na New York Fashion Week Eric Thayer - Reuters

"My Beautiful Dark Twisted Fantasy", o sucessor de "808s & Heartbreak", tem sido muito bem recebido pela crítica. Kanye está a ser falado pela sua música, para variar.

Está toda a gente a falar de Kanye West, mas, desta vez, por uma boa razão. "My Beautiful Dark Twisted Fantasy", o quinto álbum do rapper norte-americano, foi lançado na passada segunda-feira e está a reunir a aprovação da crítica. O disco, que junta colaboradores tão diversos como Bon Iver, John Legend ou Jay-Z, tem uma duração de quase 70 minutos, distribuídos por 13 faixas.

Igualmente controverso e megalómano, Kanye West está há muito obcecado com o trono de rei da música pop. E talvez tenha chegado mais perto do que alguma vez esteve com "My Beautiful Dark Twisted Fantasy". Ryan Dombal, critico da revista online "Pitchfork", atribuiu a nota máxima ao álbum, 10 valores, uma nota que muito raramente é usada no site. "Yankee Hotel Foxtrot", dos norte-americanos Wilco, foi o ultima lançamento a conseguir a nota máxima, no longínquo ano de 2002. Na análise, Dombal define o disco como "uma explosão de pop surreal que poucos artistas são capazes de criar, ou sequer tentar criar". Kanye, que admitiu recentemente à MTV que tem como "objectivo para a vida ser o melhor artista de todos os tempos", é também um instigador. Além do seu historial de interromper entregas de prémios da MTV, em 2005, num concerto de beneficência para as vítimas do furacão Katrina, chamou o então presidente norte-americano George W. Bush de racista. Bush, que mais tarde veio admitir que essa acusação foi um dos piores momentos da sua presidência, perdoou West, numa entrevista há duas semanas para a "NBC Today".

A capa original de "My Beautiful Dark Twisted Fantasy" também tem causado polémica. Da autoria do artista George Condo, mostra um desenho de West e uma mulher com asas, nus.

"My Beautiful Dark Twisted Fantasy" já rendeu três singles até agora. O primeiro foi "Power", lançado em Maio de 2010, que inclui samples da faixa "21st Century Schizoid Man" dos britânicos King Crimson, um nome incontornável do rock progressivo. O segundo single, "Runaway", foi lançado em Outubro e é acompanhado por uma curta-metragem de 35 minutos, realizada pelo próprio West. "Monster", o terceiro single, contem participações dos rappers Jay-Z, Rick Ross e Nicki Minaj, e do músico folk Justin Vernon, do projecto Bon Iver. O disco, que o "Guardian" considerou "quase uma obra-prima" conta com ainda mais colaborações, um autêntico batalhão de estrelas pop. Rihanna, Fergie, Elton John, Alicia Keys, Elly Jackson "La Roux"...

Sugerir correcção
Comentar