Membros dos Gato Fedorento deixam “A Bola” por contencioso com Sousa Tavares

Foto
Foto: Daniel Rocha

Os humoristas Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela, membros do colectivo Gato Fedorento, vão deixar de escrever crónicas para o jornal desportivo “A Bola”. Miguel Sousa Tavares, que também escreve para o mesmo diário, está no epicentro desta decisão.

A notícia chegou hoje em forma de editorial, em Bola, assinado pelo director Vitor Serpa.

“Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela terminam a sua colaboração com A Bola”. E explica que o jornal não está disponível para “prosseguir um cansativo e desinteressante (para os leitores de A Bola) contencioso particular com Miguel Sousa Tavares(…) até por haver mail, SMS e CTT para o efeito”. E que Ricardo Araújo Pereira decidiu ser solidário com Quintela. “É, assim, a vida. Cá pela nossa parte gostamos muito de os ter entre nós”, acrescenta Vitor Serpa.

Esta é a resposta de Vitor Serpa à acusação de censura por parte de José Diogo Quintela(sportinguista declarado) que, num artigo publicado no site de apoio sportuinguista sportingapoio.com, na passada segunda-feira, acusou o jornal de cortar a sua crónica de domingo passado, na parte onde eram feitas referências a Miguel Sousa Tavares, sem o avisar previamente.

“Pedi ao Nuno Mourão [criador do site Sportingapoio] para publicar aqui a parte da minha crónica que A Bola não publicou, cortando-a sem me consultar. Faço-o porque a parte que foi truncada era uma resposta a uma acusação de Miguel Sousa Tavares e eu quero que fique publicamente registada”.

Uma das frases cortadas, e que o humorista publicou no site era a seguinte: “Em Janeiro, [Miguel Sousa Tavares, portista declarado] pediu a Pinto da Costa [presidente do Futebol Clube do Porto]” que me processasse. Desta vez, vitimiza-se e ameaça abandonar a sua crónica n’A Bola, pretendendo que o Ricardo e eu sejamos responsabilizados pela sua saída. Depois das queixinhas, uma ameaça de amuo”.

Quintela respondia à crónica de Sousa Tavares do passado dia 2 em que este escreveu que deixaria de escrever para "A Bola" uma vez que estava “farto de viver [...] com dois rafeiros atiçados às canelas, dois censores encartados”. Os dois rafeiros seriam Diogo Quintela e Araújo Pereira (declarado benfiquista).

Em solidariedade com o seu amigo e colega dos Gato, Ricardo Araújo Pereira - que assina a crónica Chama Imensa - terá também dito que cortava a ligação com o jornal.

Miguel Sousa Tavares negou, porém, em declarações ao PÚBLICO que tenha tido alguma coisa a ver com a saída dos dois humoristas do diário desportivo. “não tenho nada a ver com isso nem falei do assunto particularmente com A Bola”, disse o escritor e jornalista.

Em declarações ao PÚBLICO José Diogo Quintela aprofunda as razões do confronto com Miguel Sousa Tavares: “Na sua crónica de 2 de Novembro, Miguel Sousa Tavares acusa-me, a mim e ao Ricardo Araújo Pereira, de só o costumarmos corrigir por ele ter sido o único convidado, tirando o Presidente da Republica, a não ter aceitado vir ao Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios. É falso, como entretanto foi facilmente demonstrado. E corrigido. Além disso, ameaça sair de A Bola por nossa causa. Não foi a primeira vez que me tentou intimidar”, refere o humorista.

Quintela aludia assim a uma crónica de Janeiro, de Miguel Sousa Tavares onde o escritor e jornalista, também cronista de A Bola e adepto do FC Porto, dizia, sobre comentários de Quintela à relação entre a arbitragem e os dragões: “Anteontem, por exemplo, ao ler o texto, pretensamente engraçadinho, do Diogo Quintela, achei que a direcção do FC Porto deveria abandonar a sua tradicional passividade litigante e colocar-lhe um processo-crime por difamação, como o seu texto amplamente merece.”

E lembra Quintela a conversa com Vitor Serpa a seguir à crónica de 2 de Novembro de Sousa Tavares: “No dia seguinte, por coincidência!, o director da Bola recomendou-me que não respondesse mais a MST, facto que considerei grave, por não me permitir rebater a acusação que me era feita. Disso dei conta num mail que enviei a Vítor Serpa em que disse que, não podendo acatar o pedido dele, cessava a minha colaboração em A Bola. A mesma recomendação foi feita ao Ricardo, que teve uma reacção igual à minha.”

Vitor Serpa terá ainda tentado conversar com os cronistas. A que acederam. E refere no editorial de hoje que não houve censura na crónica de domingo de Quintela. Mas que havia um acordo. Algo negado pelo humorista.

Notícia actualizada às 16h32
Sugerir correcção
Comentar