Antigo Cine-Teatro Avenida de Coimbra é agora o Theatrix

Foto
JP Simões, dos Belle Chase Hotel

O antigo Cine-Teatro Avenida, em Coimbra, reabre sexta-feira com cara e nome novos: Theatrix, um espaço nocturno e sala de espectáculos, vocacionada sobretudo para a música, com concertos e sessões de DJ, stand-up comedy, novo circo, dança e também cinema. "É um espaço com capacidade técnica, logística, infra-estrutural e cénica para acolher todo e qualquer tipo de manifestação artística e performativa", explicou ontem, em conferência de imprensa, o director artístico do espaço, Joaquim Lourenço.

A inauguração está marcada para as 22h00 e inclui o espectáculo Welcome To Teatrix: It"s Show Time, com música, dança e novo circo, dentro e fora do edifício, e um outro, já na sala, Timeless Music, um Século de Canções, de Wanda Stuart & Artist Academy Dancers. Segue-se às 0h30 uma after-party com Belle Chase Hotel e, a partir das 2h00, Fernando Alvim, da Antena 3, é o DJ. Os bilhetes custam 10 euros.

A "sala de espectáculos multiusos", com capacidade para 900 pessoas, acolherá espectáculos de novo-circo, de música, de stand-up comedy, de dança e, ainda, sessões de cinema. "Aqui voltarão, ainda, a ser exibidos alguns dos filmes que povoam o imaginário desta cidade e que esta sala já passou nas últimas décadas do século passado. Mas também o novo cinema português, bem como as películas da vanguarda cinematográfica internacional", disse Joaquim Lourenço.

DJ Black Coffee com MC Bucie é a proposta para sábado e, no domingo, actuam Os Pinto Ferreira, concerto inserido nas after-parties do Festival Caminhos do Cinema Português. A 23, os portugueses A Jigsaw tocam ao vivo a banda sonora do filme Respirar Debaixo de Água, de António Ferreira.

Neste mês haverá ainda, entre outros, o espectáculo O Século do Jazz, Cem Anos de História, Cem Anos de Jazz, com Nanã Sousa Dias; actuações de DJ como Álvaro Costa e Miguel Quintão; e um live act por Pedro Teixeira da Silva (violino) e Cláudio Nunes (violoncelo), da Orquestra Sinfónica Portuguesa e dos Corvos.

O Theatrix resulta de um investimento privado, no valor de 1,5 milhões de euros, a cargo da sociedade Avenidartgest, cujo capital é detido por quatro sócios, entre os quais o deputado do PSD Emídio Guerreiro.

Sugerir correcção