Hu Jintao destaca “esforços” portugueses na relação entre a China e a União Europeia

Foto
Hu Jintao assinou o livro de honra da presidência portuguesa Rui Gaudêncio

O presidente chinês Hu Jintao elogiou hoje o apoio de Lisboa nas questões importantes para a China e destacou o papel português nas relações entre a China e a União Europeia.

“A cooperação e o intercâmbio entre os nossos dois países, nos diversos sectores, tem apresentado avanços significativos. O lado chinês aprecia a compreensão e o apoio que a parte portuguesa sempre tem dado às posições chinesas nos nossos grandes temas de preocupação”, disse Hu Jintao, numa declaração à imprensa depois de um encontro com o Presidente português, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

A China avalia “muito positivamente os esforços feitos pelo lado português na promoção do desenvolvimento das relações sino-europeias”, disse ainda o presidente chinês, acrescentando que Pequim “valoriza muito” as relações com Portugal.

“Perante um cenário internacional complexo e [sujeito a] mudanças, o lado chinês está disposto a trabalhar junto com o lado português para que, com base no balanço da trajectória do desenvolvimento das nossas relações, possamos elevar a parceria Estratégica Global sino-portuguesa [assinada em 2005] para um patamar ainda mais elevado”, afirmou Hu Jintao.

Hu Jintao chegou hoje a Portugal para uma visita de dois dias, sendo o primeiro Presidente da República Popular da China a visitar o país em mais de uma década.

Hu, que depositou antes do encontro com Cavaco Silva uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, vai no domingo manter encontros com o primeiro-ministro, José Sócrates, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, entre outras entidades.

Durante a deslocação a Portugal, que se segue a uma visita de três dias a França, o presidente chinês deverá assinar acordos de âmbito empresarial nas áreas da energia, alimentação, banca e indústria transformadora.

Ao nível institucional, os dois países preparam-se para assinar uma declaração, no âmbito da Parceria Estratégica luso-chinesa, visando o reforço da cooperação económica entre os dois países e um acordo no domínio do turismo, para além de um programa de cooperação nos domínios da cultura, língua, educação, ensino superior, ciência e tecnologia e desporto.

Sugerir correcção
Comentar