ADN confirma que Ceausescu está enterrado em Bucareste

Foto
A campa de Nicolae Ceausescu

Os testes de ADN confirmaram que o ditador comunista romeno Nicolae Ceausescu se encontra enterrado em Bucareste, a capital, acabando com mais de 20 anos de dúvidas, anunciou ontem o único filho que ainda resta do casal, Valentin, de 62 anos.

O outro filho, Nicu, que chegou a pertencer à Comissão Executiva do Partido Comunista Romeno, morreu em 1996, vítima de cirrose, e está também sepultado no cemitério militar de Ghencea, naquela cidade. E a filha, Zoia, que tinha dúvidas de que os pais ali se encontrassem, morreu de cancro, em 2006.

Ceausescu, nascido em Janeiro de 1918, dirigiu a Roménia de 1965 até ele a mulher, vice-primeira-ministra, terem sido derrubados e executados por pelotão de fuzilamento, dia 25 de Dezembro de 1989, num quartel dos arredores de Targoviste.

Os corpos de Nicolae e Elena foram enterrados de forma muito discreta, o que deu origem a dúvidas quanto à identidade dos corpos sepultados na secção militar do cemitério de Ghencea. "O ADN do irmão e do filho demonstram que se trata de Nicolae Ceausescu", esclareceu ontem Dan Dermengiu, director do Instituto de Medicina Legal, citado pela agência noticiosa Mediafax. No caso de Elena não havia material genético suficiente para um teste conclusivo.

A família Ceausescu ameaçara processar o Estado, desde 2007 membro da União Europeia, se os restos mortais, exumados no dia 21 de Julho para recolha de amostras, não fossem os das principais vítimas da revolução de 1989, que fez mais de mil mortos.

"Agora acabaram os contos de fadas de que ele [Ceausescu] poderia estar vivo ou ter escapado", comentou à Reuters Petre Ignatencu, que lançou um movimento para tentar reconstruir um partido comunista no país. O Partido Comunista da Roménia foi banido em 1990.

Sugerir correcção