Wim Wenders pondera filme sobre escândalos de pedofilia na Igreja Católica

Foto
Wim Wenders em Berlim Reuters / Fabrizio Bensch

O realizador de “Paris,Texas” e "As Asas do Desejo” acredita que os escândalos de pedofilia e o silêncio de grande parte da hierarquia da Igreja Católica “são temas para um filme”. Wenders esteve envolvido numa campanha da televisão alemã para convencer as vítimas de abuso sexual a denunciar os seus abusadores.

O realizador alemão, de 65 anos, disse hoje à AFP que está a ponderar fazer um filme focado nos recentes escândalos de pedofilia que envolveram membros da Igreja Católica. Wenders não quis adiantar detalhes sobre o possível filme, mas acusou o Papa Bento XVI por este não ter “acabado com o ciclo vicioso de silêncio” que se instalou no seio da Igreja Católica.

Wim Wenders disse ainda à AFP que “a Igreja no seu todo, começando pelo Papa, tem a tendência de esconder as coisas”, e “insistiu durante muito tempo que era melhor não dizer nada”.

Tendo sido católico durante os primeiros 20 anos da sua vida até se converter à Igreja Presbiteriana, o autor de "Buena Vista Social Club" disse que nos casos de abusos de menores “ os violadores devem ser punidos “ e “ não pode haver simpatia pela Igreja, nem protecção".

Sugerir correcção
Comentar