Ricardo Rocha vence Prémio Carlos Paredes 2010 com “Luminismo”

O álbum “Luminismo” valeu ao guitarrista Ricardo Rocha o Prémio Carlos Paredes 2010, atribuído pela câmara municipal de Franca de Xira, anunciou hoje a editora Mbari.

O músico receberá o prémio, no valor de 2500 euros, na sexta-feira no Museu do Neo-Realismo, naquela cidade.

“Luminismo”, editado no final de 2009, é um duplo álbum para guitarra portuguesa e piano, com composições originais de Ricardo Rocha, Pedro Caldeira Cabral, Artur Paredes e Carlos Paredes.

As composições para piano, que preenchem o segundo disco, são interpretadas pelo pianista Ingeborg Baldaszti.

Ricardo Rocha, neto do guitarrista Fontes Rocha, é um dos mais elogiados instrumentistas de guitarra portuguesa, pela renovação de um instrumento que no imediato se associa ao fado.

Aos 30 anos acumula vários prémios, entre os quais Prémio Revelação Ribeiro da Fonte para Jovens Compositores e Prémio Amália Rodrigues para Melhor Guitarra Portuguesa.

Ricardo Rocha já tinha recebido o prémio Carlos Paredes em 2004, na altura com o álbum de estreia “Voluptuária”, em ex-aequo com o contrabaixista Carlos Barretto.

O prémio foi criado pela autarquia de Vila Franca de Xira para homenagear Carlos Paredes, “um dos maiores criadores e intérpretes musicais portugueses do século XX”, mas também para “incentivar a criação e a difusão de música de qualidade, não erudita, de raiz popular portuguesa”.

Sugerir correcção
Comentar