BES formaliza compra de 25 por cento do moçambicano Moza Banco

O BES anunciou hoje ter celebrado um acordo para a aquisição de uma participação de 25,1 por cento do capital do Moza Banco, um negócio que já tinha sido comunicado em Julho e que foi agora oficializado.

O BES anunciou hoje ter celebrado um acordo para a aquisição de uma participação de 25,1 por cento do capital do Moza Banco, um negócio que já tinha sido comunicado em Julho e que foi agora oficializado.

A operação é feita a partir do BES África, a 'holding' do Grupo BES que foi criada para concentrar os investimentos no continente africano, conforme revelou o banco liderado por Ricardo Salgado num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Esta operação inclui a aquisição directa de uma participação de 25,1 por cento do capital social actual do Moza Banco, pelo preço equivalente a cerca de 7,1 milhões de Euros, bem como a realização simultânea de um aumento de capital que o BES subscreverá na percentagem equivalente ao capital social adquirido (25,1 por cento), o que representa um investimento total de cerca de 8,1 milhões de euros", informou o BES.

Este negócio está sujeito a um "conjunto de condições suspensivas, usuais neste género de acordos, entre as quais se encontra a obtenção dos consentimentos, autorizações ou não oposições que sejam devidas por parte das autoridades de supervisão competentes", sublinhou a instituição.

Em Julho, quando anunciou a assinatura de um memorando com o Moza Banco tendo em vista a aquisição de 25 por cento do seu capital, o BES salientou que o banco moçambicano, que iniciou a sua actividade em Junho de 2008, detinha cerca de 54 milhões de dólares norte americanos em activos, operava através de dois balcões em Maputo e dispunha de 53 trabalhadores.

O Moza Banco actua em duas áreas de negócio primordiais: o 'corporate banking', que constitui a principal linha de negócios, e o 'private banking', linha de negócios criada recentemente para responder às necessidades de clientes particulares de rendimento médio alto e alto.

Sugerir correcção
Comentar