Festa de Liedson contra defesa de chocolate belga

Foto
Liedson marcou ontem dois golos FRANCISCO LEONG/ AFP

Sporting com apuramento quase garantido para os 16 avos-de-final. Boa exibição e fragilidades do Gent justificam vitória robusta

Liedson, o "baixinho" irrequieto e lutador, andava triste. Os golos não apareciam, a eficácia fugiu-lhe e até o treinador o remeteu para o banco. No sábado, no Estoril, o luso-brasileiro recuperou o sorriso com um golo na Taça, que lhe deu outra confiança. E ontem, no jogo 300 com a camisola do Sporting, o avançado festejou da melhor maneira, marcando por duas vezes na vitória fácil dos "leões" (5-1) sobre os belgas do Gent, que deixa a equipa de Paulo Sérgio com via aberta para os 16 avos-de-final da Liga Europa.

Por muito que Paulo Sérgio diga que não há um Sporting na Liga Europa e outro nas competições europeias, a verdade é que os números e os resultados continuam a dizer o contrário. A equipa de Alvalade continua 100 por cento vitoriosa na fase de grupos da Liga Europa, somando seis triunfos em sete jogos (se incluirmos as pré-eliminatórias). Nada comparável à equipa irregular da Liga nacional, que leva apenas duas vitórias.

A característica mais assinalável do Sporting na Europa tem sido a eficácia. E frente ao Gent voltou a ser assim, a ponto de Diogo Salomão ter marcado no primeiro remate da partida, aos seis minutos, após um cruzamento de Postiga.

O golo de classe do jovem de 22 anos, que há uma época jogava no Real Massamá (II Divisão), abriu um jogo que seria a festa da eficácia, a coroação de Liedson e mais um balão de oxigénio para Paulo Sérgio, que desta vez apostou num 4x4x2. Aos 13", o avançado luso-brasileiro fez o 2-0, com um belo remate de fora-da-área. E, já depois de Hildebrand ter dado um frango, largando uma bola fácil (16"), Liedson voltou a descansar os adeptos leoninos (27"), finalizando um cruzamento de João Pereira, que jogou como médio direito.

O luso-brasileiro já era o melhor marcador do Sporting nas competições europeias e ontem subiu para os 26 golos, ultrapassando os 25 de Mário Jardel com a camisola de equipas portuguesas. Mais uma barreira ultrapassada por Liedson, que soma 166 golos em 300 jogos pelos "leões", com uma média assinalável de 1,8 por encontro.

E, depois de Liedson, foi a vez de Maniche se juntar à festa, aparecendo isolado perante Jorgacevic. O guarda-redes dos belgas ainda defendeu o remate, mas no ressalto a bola entrou (43"). Ao intervalo, já só sobravam dúvidas sobre até onde poderia chegar o resultado, tal a diferença de qualidade entre as duas equipas.

Hélder Postiga também teve um prémio pela boa exibição, tendo sido dele o 5-1 (60"), pouco depois de um egoísta Liedson não lhe ter passado a bola.

A goleada do Sporting (a segunda consecutiva na Liga Europa, depois do 5-0 ao Levski) tem duas explicações. De um lado, a super-eficácia da equipa portuguesa, que marcou no primeiro remate à baliza, fez o segundo na quarta tentativa e o terceiro na sexta. Mas também é preciso dizer que do outro lado esteve uma equipa que mostrou muitas fragilidades em Alvalade, fragilidades surpreendentes em quem ocupa o segundo lugar no campeonato belga - ou seja, houve mérito do Sporting, mas do outro lado esteve uma defesa tão doce e macia como chocolate belga.

Sugerir correcção