Martin Freeman vai ser “O Hobbit” de Peter Jackson

Foto
Martin Freeman em "O Escritório" DR

Depois de dois anos de impasses e problemas, numa semana a Warner deu luz verde a "O Hobbit" e Peter jackson já confirmou actores.

O actor inglês Martin Freeman será Bilbo Baggins, o protagonista da adaptação cinematográfica de "O Hobbit", a obra que precede a triologia de "Senhor dos Anéis" de J.R.R. Tolkien. Uma semana depois de a Warner Brothers dar luz verde à filmagem de dois filmes baseados na obra, o agora realizador do filme, Peter Jackson, confirmou parte do elenco.  

Num anúncio da New Line noticiado pela "Hollywood Reporter", Jackson e executivos da Warner Brothers, New Line Cinema e Metro-Goldwyn-Mayer, os estúdios envolvidos na produção, confirmaram, para além de Freeman, a presença de Richard Armitage (entra em "Captain America: The First Avenger") como Thorin Oakenshield, o líder da Companhia dos Anões; Aidan Turner e Rob Kazinsky no papel dos anões Kili e Fili; e Graham McTavish, John Callen, Stephen Hunter, Mark Hadlow e Peter Hambleton como membros adicionais da Companhia. Todos são actores conhecidos sobretudo por trabalhos no Reino Unido.

Sobre Martin Freeman, protagonista da versão cinematográfica da obra de Douglas Adams "À Boleia Pela Galáxia", de "Hot Fuzz" e fez parte do elenco da versão original e britânica da série televisiva "O Escritório", Peter Jackson disse ser "inteligente, engraçado, surpreendente e corajoso - exactamente como o Bilbo Baggins". Resta a dúvida se Ian McKellen e Andy Serkis regressam para interpretar Gandalf e Gollum, personagens que também integram a história de "O Hobbit" depois de o terem feito na trilogia de "O Senhor dos Anéis".

"O Hobbit" é uma prequela de "O Senhor dos Anéis" e foi publicado pela primeira vez em 1937. As três adaptações cinematográficas de "O Senhor dos Anéis", todas escritas e realizadas pelo neozelandês Peter Jackson, fizeram 2,1 mil milhões de euros em receitas nas bilheteiras mundiais.

Após vários anos de especulação e muitas dúvidas em relação à possibilidade de os filmes "O Hobbit" virem a ser produzidos, dada a fragilidade financeira da Metro-Goldwyn-Mayer e o subsequente abandono do projecto pelo realizador mexicano Guillermo del Toro, Peter Jackson e os estúdios reafirmaram à "Hollywood Reporter" que os dois filmes serão lançados em Dezembro de 2012 e Dezembro de 2013.

Neste momento a dúvida que subsiste prende-se com o local onde irão decorrer as filmagens. A Nova Zelândia era a localização favorita de Peter Jackson, mas desentendimentos com um sindicato de profissionais do cinema obrigaram o realizador a ponderar alternativas.

O sindicato Actors' Equity neozelandês, que faz parte do Media Entertainment and Arts Alliance, protestou contra a intenção de Jackson em usar actores que não eram representados pelo sindicato. Segundo o "New York Times", o Actor's Equity acusou Jackson de "oferecer trabalho a actores que não fazem parte do sindicato sem garantir salários mínimos nem outras exigências". Uma equipa de representantes da Warner é esperada na Nova Zelândia no dia 26, para avaliar a situação e estudar locais de filmagem alternativos.

Sugerir correcção
Comentar