Torne-se perito

Directora da primeira escola pública nos rankings alerta para clima de conflito

Foto
Rosário Gama aponta deficiência ao modelo de avaliação nelson garrido

Rosário Gama considera que este modelo de avaliação é tão mau como o anterior

A directora da Escola Secundária Infanta D. Maria, de Coimbra, Rosário Gama, alertou ontem para "o clima de conflito" que se está a gerar nas escolas devido ao modelo de avaliação em vigor. "Este modelo consegue ser tão mau com o anterior", criticou a professora, que dirige a primeira das escolas públicas nos rankings dos ensinos básico e secundário.

Para explicar a origem dos conflitos, Rosário Gama, que há dois anos liderou a contestação às políticas da ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, apresenta como exemplo o caso da Escola Secundária Infanta D. Maria: "Aqui existem 92 professores, o que significa que, de acordo com as percentagens definidas pela legislação em vigor, 18 podem ter "Muito Bom" e apenas quatro podem ter "Excelente"". "Imagine-se que quatro dos 17 relatores consideram os professores que estão a avaliar excelentes. Que fazem? Dão os excelentes, esgotando a quota e impedindo-se assim a eles próprios de virem a ter essa classificação, ainda que a mereçam? Ou guardam-na e são injustos na avaliação dos colegas?"

Rosário Gama contesta também o facto de, neste modelo, alguns avaliadores poderem não ser da mesma área científica dos avaliados. São todos professores, todos dão aulas, mas os relatores, que avaliam a generalidade dos professores, são avaliados pelos coordenadores de departamento, recorda. No caso da secundária de que é directora, "isso significa que o coordenador do departamento de Ciências, que é de Física e Química, vai avaliar colegas que são de Matemática, de Informática e de Biologia", aponta.

Apesar de ser relativa ao ciclo de 2009/2011, a avaliação só tem início agora. De acordo com a calendarização, os docentes que queiram aceder às classificações de "Muito Bom" e de "Excelente" terão de pedir a observação de pelo menos duas das suas aulas até ao dia 31 deste mês. "Não sei onde é que os avaliadores, que dão aulas, vão buscar horas", avisa a directora.

Sugerir correcção