Frederico Gil avança em Tashkent

Foto
Gil continua em competição no torneio uzbeque Foto: Nuno Ferreira Santos (arquivo)

O português Frederico Gil, 96.º do “ranking” mundial, qualificou-se esta terça-feira para a segunda eliminatória do torneio “Challenger” de Tashkent, no Uzbequistão.

Frederico Gil, que recuperou esta semana um lugar no “top 100”, superou o espanhol Adrian Menendez-Maceiras, 231.º jogador mundial, em dois “sets”, pelos parciais de 6-4 e 7-6 (8-6), num embate que durou uma hora e 46 minutos.

“Joguei bem, sólido e agressivo. Estou contente, pois foi isso que procurei desde o início”, afirmou o tenista luso, reconhecendo dificuldades: “Custou-me um pouco adaptar às condições do piso, que é bastante rápido”.

Gil venceu o primeiro “set” graças a um “break” no sétimo jogo e, no segundo, voltou a ter um “break” de vantagem, mas foi traído pela ansiedade quando vencia por 5-4, acabando mesmo por ter de salvar um “set point” no “tie-break”.

O tenista luso somou o terceiro triunfo em outros tantos embates com o espanhol e vai defrontar na segunda ronda o anfitrião Farrouk Dustov (383.º da hierarquia), que bateu o francês Laurent Recourderc (208.º) por 7-6 (7-3), 6-7 (4-7) e 6-4.

Na variante de pares, Gil e o checo Dusan Lojda foram afastados na ronda inaugural pelo australiano Sadik Kadir e o indiano Purav Rajá, vencedores por 6-1, 3-6 e 10-3.

Sugerir correcção
Comentar