Partido ligado ao presidente deposto terá ganho eleições no Quirguistão

Foto
Kurmanbek Bakiev Reuters

O partido quiguize de cariz nacionalista Ata-jourt, integrado por membros do regime do Presidente deposto, terá vencido as primeiras eleições parlamentares do país, mas com uma vantagem bastante apertada e num contexto de resultados que vão obrigar a negociações de um Governo de coligação.

Com 93 por cento dos votos contados, a Comissão Central Eleitoral do Quirguistão atribuía esta manhã 8,7 por cento dos votos ao Ata-jourt, partido muito popular entre a etnia quirguize dominante no Sul do país. Em segundo segue o Partido Social Democrata do Quirguistão, com 8,1 por cento dos votos, e cujo líder, Almazbek Atambaiev, era o número dois do governo interino formado pela actual chefe de Estado, Roza Otunbaieva, após o derrube em Abril de Kurmanbek Bakiev.

Ao contrário das projecções iniciais, que antecipavam o triunfo do pró-russo Ar-Namis, do antigo primeiro-ministro e general Félix Kulov, este partido que goza de uma importante base de apoio entre a etnia uzebeque do Quirguistão quedou-se pela terceira posição, com 7,4 por cento dos votos.

Outros dois partidos – o Respublika e o Ata Meken –, dos 29 que participaram nas eleições de domingo, conquistaram assentos parlamentares, tendo igualmente passado o mínimo obrigatório de cinco por cento dos votos. A participação no sufrágio chegou aos 57 por cento, com o nível mais elevado (de 66 pontos percentuais) a ser registado em Och,um dos epicentros da convulsão de Abril passado, em que morreram mais de 400 pessoas e acabou com o derrube de Bakaiev.

Sugerir correcção
Comentar