Gasolineiras subiram preços do gasóleo e da gasolina na madrugada de hoje

Foto
Os aumentos foram verificados nas gasolineiras Galp, BP e Cepsa Foto: Nelson Garrido

As gasolineiras Galp, BP e Cepsa aumentaram hoje e durante o fim-de-semana os preços do litro de gasóleo e gasolina, a reflectir um aumento das cotações dos combustíveis nos mercados internacionais.

A Galp, que tem a maior quota de mercado em Portugal, subiu esta madrugada o preço do litro de gasóleo em 1 cêntimo (para um preço de referência de 1,184 euros) e o da gasolina sem chumbo 95 em dois cêntimos (para 1,389 euros).

De acordo com a petrolífera portuguesa, trata-se da “segunda subida do gasóleo desde meados de Agosto”, quando custava 1,199 euros. Desde então, sublinha a Galp, o preço desceu cinco vezes.

Já a gasolina sem chumbo 95 subiu três vezes e desceu cinco desde 15 de Agosto. Nessa data, sublinha a empresa, cada litro de gasolina sem chumbo custava 1,419 euros.

De acordo com dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia, o preço médio anual do litro de gasóleo em 2009 era de 1,003 euros, quanto o preço médio do litro de gasolina era de 1,235.

Nas outras petrolíferas, e de acordo com uma fonte do sector, a BP subiu o preços no passado sábado, um cêntimo no litro de gasóleo (para 1,189 euros) e um cêntimo na gasolina sem chumbo 95 (para 1,379 euros).

A Cepsa também actualizou os preços na madrugada de hoje, 1,1 cêntimos no gasóleo (para 1,185 euros) e dois cêntimos na gasolina (para 1,389 euros).

As cotações dos produtos refinados nos mercados internacionais feitas pela agência Bloomberg indicam que o preço de referência do gasóleo em dólares atingiu um máximo histórico na passada quarta-feira, 6 de Outubro, nos 748 dólares por tonelada.

Já na gasolina, o preço de referência nos mercados internacionais estava na sexta-feira nos 765 dólares por tonelada, segundo a mesma fonte.

Sugerir correcção
Comentar