Antigo general russo deve ganhar primeiras eleições legislativas do Quirguistão

Foto
As primeiras previsões dão Félix Koulov como vencedor Shamil Zhumatov/REUTERS

O antigo general Félix Koulov disse estar “seguro” de que o seu partido pró-russo Ar-Namys sairá vitorioso das eleições de domingo para a constituição do primeiro Parlamento da história do Quirguistão.

“Tenho a certeza de que seremos declarados vencedores, e nesse caso apresentar-me-ei para ocupar o cargo de primeiro-ministro”, declarou Félix Koulov , depois do fecho das urnas.

As primeiras sondagens pareciam dar-lhe razão, embora os observadores considerassem ser demasiado cedo para cantar vitória. As projecções davam a liderança ao Ar-Namys [Dignidade], com 22 por cento dos votos, seguido do Partido Social Democrata do Quirguistão (20,7 por cento), do liberal Ak Choumkar (9,4 por cento) e do nacionalista Ata-jourt (7,1 por cento).

Os sociais-democratas e os nacionalistas do Ata-Meken sustentam o actual governo provisório da Presidente Roza Otunbayeva, que chegou ao poder em Abril na sequência do golpe popular que depôs o seu antecessor Kurmanbek Bakiyev. Foram eles que aprovaram a nova Constituição que suprime o sistema presidencial e preconiza o estabelecimento de uma democracia parlamentar, a primeira na Ásia Central.

Depois de 20 anos de governo autoritário e de confrontos entre as facções quirguizes e uzbeques (há quatro meses, uma onda de violência matou mais de 400 pessoas), a votação era encarada como uma oportunidade para restaurar a estabilidade política. “Os eleitores estão à altura deste desafio”, declarou Otunbayeva.

Sugerir correcção
Comentar