Cavaco visita hoje concelhos de Vila Verde e Valença
O dia de Cavaco Silva começa com a inauguração do Centro Escolar de Vila Verde e do Centro Escolar Monsenhor Elísio de Moura, que representam um investimento de quatro milhões de euros, financiados parcialmente por fundos da União Europeia.
O concelho de Vila Verde, que confina com o de Braga a capital do distrito, tem, no presente ano lectivo, 2270 alunos. A visita presidencial prossegue com a abertura oficial do Centro de negócios de Oleiros, um investimento de 7,5 milhões de euros do grupo empresarial Diviminho e que poderá significar a criação de mais de uma centena de postos de trabalho directos e de duas centenas de indirectos.
O CNO vai concentrar 10 das 23 empresas do grupo Diviminho, numa área de 38 mil m2. Estas empresas – acrescenta a administração – “dedicam-se na sua maioria à área da construção civil, e algumas delas ao desenvolvimento, concepção e criação de produtos para serem comercializados nessa área de negócios”. O Grupo Diviminho, criado em 1997 e constituído, actualmente, por 23 empresas, opera na área da construção civil, nomeadamente na aplicação de tetos falsos e divisórias, pavimentos e tratamentos acústicos.
Ao final da manhã, a visita do Presidente da República inicia a visita ao concelho de Valença, onde inaugura a creche de Cerdal, um investimento de 350 mil euros construído ao abrigo do Programa Pares. Com uma área de 500 metros quadrados, a creche dispõe de uma cozinha que também está já preparada para prestar serviço de apoio domiciliário aos idosos.
Em Arcos de Valdevez, Cavaco Silva inaugura um centro social integrado, denominado Vilagerações, onde pontifica uma unidade de cuidados continuados de média e longa duração, com 56 camas. No mesmo edifício funciona um lar de idosos, com 35 camas, e uma unidade destinada aos mais novos, com berçário, creche e um jardim-de-infância. O Vilagerações integra igualmente um lar para crianças em risco, retiradas aos pais, com capacidade para 42 utentes.