Avião solar termina com sucesso primeiro voo sobre a Suíça

Foto
O piloto André Borschberg disse que o voo foi fantástico Foto: Dominique Favre/Reuters

O avião experimental Solar Impulse realizou, pela primeira vez, um voo completo sobre a Suíça, utilizando apenas a energia solar. O aparelho aterrou esta tarde no aeroporto internacional de Zurique.

O aparelho - que realizou no início de Julho um primeiro voo de 24 horas sem interrupção e unicamente propulsionado pelos seus painéis solares e baterias – descolou esta manhã do aeródromo militar de Payerne e chegou a Zurique às 14h10 (12h20 em Lisboa).

Segundo uma porta-voz do projecto, o protótipo tem as asas cobertas com 12 mil células fotovoltaicas que alimentam quatro motores eléctricos com uma potência de dez cavalos cada um. O avião sobrevoou a Suíça a uma altitude que variou entre os 150 e os 300 metros e a uma velocidade de cerca de 50 quilómetros/hora.

“Quisemos demonstrar que não trazemos nenhuma dificuldade para a actividade do aeroporto”, disse Bertrand Piccard, o promotor do projecto, perante cerca de cem pessoas que quiseram assistir à chegada do aparelho. Na verdade, o avião deverá dar uma volta ao mundo em cinco etapas em 2013 ou 2014.

O piloto André Borschberg, que se dirigiu às pessoas através do rádio, disse estar “muito feliz por ter aterrado”, depois de mais de seis horas de um voo contínuo. “O voo foi fantástico”, garantiu.

O aparelho ficou 45 minutos na pista do aeroporto de Zurique, onde o tráfego aéreo foi temporariamente suspenso, antes de regressar a Payerne.

No próximo ano, o avião deverá realizar os seus primeiros voo no estrangeiro, acrescentou um porta-voz.

Sugerir correcção
Comentar